Redatora de conteúdos sobre beleza, família e bem-estar.
O limão tem uma série de substâncias químicas benéficas à saúde, como vitamina C, potássio e ácido fólico. Mas muitas pessoas descartam uma das principais fontes de nutrientes desta fruta: a casca. E é justamente na casca onde estão elementos capazes de controlar a ansiedade e reduzir o risco de câncer. Por isso, o chá da casca de limão é uma excelente pedida.
Saiba mais: Dieta do limão pode contribuir para perda de peso
O segredo está no limoneno
O limoneno é um componente químico presente no limão. Ele tem efeito calmante, trazendo conforto e tranquilidade - e, portanto, sendo um ótimo aliado a pessoas que sofrem de ansiedade.
Pesquisadores da Universidade Federal Fluminense (UFF), Brasil, concluíram que o álcool perílico - proveniente do limoneno - é capaz de inibir o câncer cerebral. Porém, estudos mais aprofundados sobre essa relação ainda estão sendo feitos.
Não ferva a casca!
Isso mesmo: não ferva a casca do limão. Ana Paula Pujol, nutricionista especializada em emagrecimento e estética, comentou sobre o elemento em seu perfil no Instagram. Ela aconselha a fazer a infusão da casca do limão em água pré-fervida por três minutos e não a ferver a casca em si. Afinal, o limoneno e outros componentes químicos presentes na casca são voláteis e evaporam com o aquecimento em altas temperaturas.
Errado: Não coloque um copo com água para ferver junto com a casa do limão. Não aqueça a água em temperaturas altas e por muito tempo, como 120º C durante 90 minutos; ou 150º C por 30 minutos.
Certo: Após pré-ferver somente a água (quando estiver entre morna e quente, mas sem levantar fervura), faça a infusão da casca do limão por apenas 3 minutos e pronto, depois é só beber.
https://www.instagram.com/p/Bmi_OPkAyBm/