
Nutricionista com mais de 15 anos de experiência em consultório particular. Graduada pela Universidade Federal de Goiás...
i
Mangostão, mangostim, Garcinia mangostana L. Estes são os nomes usados para definir uma fruta de sabor doce e picante que, curiosamente, se tornou a fruta preferida da rainha Vitória, rainha da Inglaterra. Encontrada em vários países, ela também é cultivada em território nacional - especialmente na Bahia (safra de março a abril) e no Pará (safra de janeiro a abril). Portanto, aproveite a época desse fruto e colha os benefícios de se ter uma fruta altamente saudável na sua dieta.

Essa fruta de cor roxa e polpa branca é riquíssima em antioxidantes e polifenóis, que em geral são derivados da presença de xantonas. Quanto às suas propriedades medicinais, já foram reportadas ação antioxidante, antifúngica, antibacteriana, anti-HIV, bem como propriedade anti-inflamatória. Sugere-se que as xantonas, compostos presentes neste fruto, podem se tornar uma valiosa ferramenta terapêutica no combate ao câncer e na progressão do vírus da AIDS.
Numa última pesquisa feita em 2018 por pesquisadores da Sapienza University of Rome, concluíram que o mangostão pode representar uma alternativa para tratamento da obesidade. Após 26 semanas de acompanhamento, a utilização do mangostão foi associada a diminuições mais significativas da insulina plasmática, índice HOMA-IR, que são marcadores do diabetes, e redução também de PCR e fibrinogênio, que são marcadores de inflamação cardíaca, além de aumento significativo nos valores de HDL colesterol, que é o bom colesterol. Sendo assim, podemos concluir que ele também é um aliado no emagrecimento.
Não há ainda relatos sobre seu efeito colateral, principalmente no consumo da fruta in natura. Se for cápsulas de manipulação, o tratamento deve ser feito com acompanhamento de médico ou nutricionista.
Se você deseja experimentar a fruta, saiba que o mangostão pode ser consumido sem casca, apenas ingerindo a polpa branca; adicionando-o a saladas; preparando geléias; ou em suco.
Veja abaixo uma receita fácil para aproveitar o melhor do mangostão.
Suco de mangostão anti-inflamatório
Ingredientes:
- 2 xícaras de couve picada
- 1 xícara de agrião picado
- 1/2 xícara de salsinha
- 1/2 xícara de hortelã
- 1 litro de água
- 1 mangostão sem casca
- 200 ml de água de coco
Modo de preparo:
Para fazer os chamados "cubinhos verdes", bata no liquidificador a água, a couve picada, o agrião, a salsinha e a hortelã. Coloque o resultado em uma forma de gelo e leve para congelar.
Após congelado, bata no liquidificador 3 a 4 "cubinhos verdes" junto ao mangostão e a água de coco. Coe e tome gelado. Não é necessário adoçar.