Dr. Franco Martins é pneumologista e gerente médico de vacinas da GSK. Ele é formado pela Unicamp e fez residência méd...
iSim. A gripe é uma doença contagiosa causada por um vírus na nossa via respiratória. O vírus da gripe é inalado e se aloja na região do nariz e garganta, se replicando e machucando as células da região. Nessa replicação surgem os sintomas.
A agressão viral ocorre na superfície das vias respiratórias, que funciona como um tipo de barreira. Nosso sistema imunológico fica comprometido e sujeito a outros agentes infecciosos, como as bactérias causadoras da pneumonia.
As bactérias estão a todo momento circulando no ar e onde vivemos, sem nos causar doença. Porém quando ocorre a lesão da superfície respiratória e queda da atividade das células de defesa, como as imunoglobulinas e leucócitos, a bactéria pode se instalar. Após se instalar na via respiratória, as bactérias seguem até chegar aos pulmões, causando a pneumonia.
Saiba mais: Pneumonia: sintomas, tratamentos e causas
Portanto, temos vários casos de pneumonia aparecendo como uma infecção bacteriana surgindo após a queda da imunidade causada pela gripe.