Médico urologista e doutor em Ciências Médicas pela Universidade do Estado do Rio de Janeiro (UERJ), também é membro da...
iAtualizado em 14/05/2021
Freio curto: o que éO chamado freio balano-prepucial é uma estrutura localizada na parte de baixo do prepúcio do homem - pele que recobre a glande, a cabeça do pênis. Trata-se de uma ponte de pele que fica ancorada próxima ao meato, orifício por onde se urina. Em alguns homens, essa pele que forma o freio pode ser curta e incomodar durante a ereção, na masturbação ou mesmo na relação sexual. É o chamado "feio curto".
O que fazer se o freio do pênis romper no sexo?
Por vezes o freio que antes não incomodava passa a lacerar durante o coito, mas vai cicatrizando e se tornando cada vez mais curto. Isso por si só já é um problema, pois impede a prática sexual ou limita muito.
Em algumas situações, porém, o freio curto do prepúcio pode romper-se espontaneamente durante atividade sexual. Quando isso acontece, costuma assustar bastante porque ocorre sangramento significativo. Nesse caso, o indicado é interromper a atividade, permanecer deitado, aplicar gelo e comprimir o local até o sangramento estancar.
Tratamento para freio curto: cirurgia
Nos casos em que o freio curto atrapalha a relação sexual, o tratamento indicado é uma pequena cirurgia denominada plástica do freio balano prepucial.
Trata-se de um pequeno procedimento realizado com anestesia local e que demora cerca de 20 minutos. O médico secciona o freio no sentido transversal e sutura no sentido longitudinal alongando o freio e resolvendo a limitação que causava.
Vale aqui uma observação: A chamada postectomia é um procedimento diferente e mais complexo. Nesse caso, toda pele que recobre a glande é retirada, incluindo o freio. Essa cirurgia está indicada quando existe um anel fibrótico que impede a adequada exposição da glande, situação conhecida como fimose.
Após a cirurgia, há necessidade de repouso nas 48 horas seguintes e o retorno à vida sexual geralmente ocorre dentro de um mês.