Certos cuidados são imprescindíveis para uma vida saudável e a paz definitiva com o espelho. Enquanto a alimentação regr...
iCom a ausência do sol forte, fica mais fácil clarear essas imperfeições, muitas vezes adquiridas no verão, pelo excesso de exposição solar.
O tipo mais comum de mancha é o melasma ou cloasma, que surgem geralmente na região da face (bochechas, fronte, etc.). Porém, outras imperfeições pigmentares como as pigmentações mosqueadas, melanoses solares e sardas também aparecem após o verão.
O que pode desencadear as manchas da pele?
Mulheres de pele morena, vivendo em regiões com exposição intensa ao sol, são mais susceptíveis a desenvolver as manchas escuras da pele. A gravidez, o período pré-menstrual e o uso de pílulas anticoncepcionais, são fatores que contribuem principalmente para o aparecimento do melasma. Os homens também podem ser acometidos, porém com uma freqüência bem menor.
Quais são os tratamentos para as manchas escuras da pele?
A combinação de várias modalidades de tratamentos como peelings, cremes despigmentantes e lasers, normalmente trazem bons resultados. Os cremes despigmentantes são muito utilizados. Suas fórmulas contêm substâncias clareadoras, isoladas ou combinadas, que promovem resultados eficazes, porém de forma progressiva. Os peelings, quando associados aos cremes despigmentantes, aceleram e/ou aumentam a resposta clareadora. Porém, eles só devem ser realizados sob supervisão médica.
Quais os cuidados que devem ser tomados durante um tratamento de clareamento da pele?
A pele poderá ficar mais sensível, avermelhada e com leve descamação durante um tratamento clareador. Portanto, o uso de produtos possivelmente irritantes deve ser evitado. As lâmpadas de bronzeamento artificial são proibidas e é fundamental o uso diário de protetores solares contra as radiações UVA e UVB.
Dra. Sirlene Avila da Rocha é Dermatologista - Diretora do Depto. Médico e Pesquisa do Grupo Igefarma S.A.
Saiba mais: Manchas na pele: quais cores são preocupantes?