A fisioterapeuta Ana Luísa Marçal Sampaio é sócia-diretora da Unidade de Guarulhos do Instituto Pilates. A profissional...
iComo opção para amenizar os efeitos da diabetes e prover melhor qualidade de vida, os exercícios físicos tornam-se excelentes aliados. Se falarmos especificamente do pilates para diabéticos, os benefícios serão ainda maiores.
Além disso, como o sedentarismo é um dos fatores para o aumento do número de pessoas diabéticas, é preciso motivar o paciente, começando com uma rotina leve de exercícios, de modo que ele se adapte a essa nova realidade.
E o pilates tem esse exatamente esse perfil. As atividades são personalizadas para cada paciente e cada caso.
Benefícios do pilates
Ainda, é possível sentir os efeitos desde a primeira aula, visto que os exercícios de pilates ajudam a melhorar a combustão da glicose, alterando a forma com a qual o corpo reage à insulina. Vale destacar que a diabetes acontece pela falta ou má absorção da insulina.
Além deste benefício específico para os portadores de diabetes, a prática do pilates também reflete em outras áreas, sendo responsável por:
- Melhorar a circulação arterial
- Aumentar a energia do praticante
- Estabilizar as emoções
- Melhorar a função intestinal
- Reduzir automaticamente os níveis de estresse
- Diminuir os riscos de problemas no coração
Saiba mais: Pilates: o que é, para que serve, exercícios e benefícios
Qualidade de vida
Ou seja, se hábitos ruins te levaram ao diagnóstico de pré-diabetes ou diabetes, não espere mais para fazer algo por você. A doença não tem cura, mas é possível viver com mais qualidade de vida e sentindo menos os efeitos dela.
Vale lembrar que, além dos exercícios supervisionados por especialistas, o paciente com diabetes deve seguir rigorosamente a dieta e demais recomendações médicas para o seu quadro.
Casos da doença no Brasil
Segundo dados da Organização Mundial de Saúde (OMS), o Brasil ocupa a quarta posição entre os países com o maior número de casos de diabetes.
Ao todo são 16 milhões de brasileiros acometidos com a doença, que só nos últimos dez anos cresceu 61,8%.
Essa epidemia tem se agravado, principalmente, em virtude do aumento do sedentarismo e má alimentação da população brasileira.
E, como não há cura para a diabetes, é preciso seguir o tratamento à risca, especialmente no que diz respeito à mudança de hábitos alimentares e aplicação de insulina, em alguns casos.
Como lidar com a diabetes
Entenda os sintomas e tipos de diabetes
Veja uma dieta para quem tem diabetes
Confira hábitos que ajudam a controlar a diabetes