Pode parecer mentira, mas você sabia que o inverno é um aliado de quem quer emagrecer e queimar calorias? Isso porque, no frio, nosso corpo precisa queimar mais gordura para manter a temperatura corporal estável durante essa estação.
Pensando na dificuldade de treinar no frio para se animar e nos benefícios de fazer exercícios no inverno, veja 5 atividades para se manter em forma sem reclamar, e melhor, dentro de casa:
1 - Jogos Interativos
Jogos de movimento e interativos de videogame podem sim te auxiliar de uma forma divertida. Não tem o mesmo efeito dos exercícios tradicionais, como explica o especialista em educação física Maurício Rossi.
Mas são uma boa alternativa para quem não gosta muita de se exercitar. Dessa forma, você consegue sair um pouco do sedentarismo e evitar uma má postura, por exemplo. O educador física Fabrício Meneses indica de 30 a 40 minutos deles, 3 vez por semana para se manter mais saudável e ativo fisicamente.
2 - Bola suíça
Algumas atividades físicas que envolvem as famosas bolas suíças são consideradas exercícios funcionais. O especialista Fabrício Meneses indica 7 atividades:
Agachamento com a bola
Fazer com bola nas costas, apoiada na parede.
Quantidade: 3 sessões de 12 agachamentos.
Elevação de quadril na bola
Quantidade: 3 sessões de 12
Flexão de braço
Realize com apoio das pernas na bola.
Quantidade: 3 sessões de 8.
Elevação frontal segurando a bola
Quantidade: 3 sessões de 12.
Abdominal supra na bola
Quantidade: 3 sessões de 20.
Prancha na bola
Quantidade: 3 vezes de 30 segundos.
Agachamento isométrico com bola
Quantidade: 3 vezes de 30 segundos.
Benefícios
Segundo Maurício Rossi, os benefícios das atividades com bola suíça são os mesmos da musculação:
- aumento da força, resistência e flexibilidade
- ganho de massa muscular
- melhora das funções metabólicas e articulares
- prevenção de doenças como a diabetes, cardiopatia e obesidade
- ajuda a emagrecer
3 - Corda
O especialista Maurício Rossi explica que pular corda é uma atividade aeróbica, por isso melhora a resistência cardiovascular, as funções metabólicas e as funções articulares. Além disso, essa atividade também aumenta o gasto calórico, auxiliando no emagrecimento e contribui com a diminuição de doenças no geral.
O educador físico Fabrício Meneses afirma que uma forma boa de começar é pulando corda de 1 a 5 minutos, com intervalos de cerca de 20 segundos. Quando a pessoa já tem algum costume com a atividade, geralmente se faz um intervalo ativo, ou seja, alguma outra atividade no lugar da pausa. Um bom exemplo seria 10 repetições de agachamento.
4 - Dança
A dança também tem os mesmos benefícios dos demais exercícios aeróbicos: auxilia na saúde do coração, nas articulações e no metabolismo e aumenta o gasto calórico de quem pratica.
"Por ser um exercício diferente e divertido, a dança promove também a produção de hormônios da felicidade", aponta Rossi. Entre elas temos a ocitocina, conhecida pelo seu papel na interação social, carinho no amor, a dopamina, associada prazer e recompensa e também a serotonina, o hormônio associado do sono e saciedade.
5 - Peso corporal
A maior vantagem dos exercícios funcionais com o peso do próprio corpo é que eles podem ser realizados facilmente em casa e sem nenhum custo. São atividades que trabalham todas as partes do corpo de uma vez.
Como não trabalham uma parte do corpo individualmente, acabam sendo menos "tediosos" que a tradicional musculação. Veja alguns exemplos:
Agachamento
Quantidade: 3 sessões de 12.
Flexão de braço
Quantidade: 3 vezes até a fadiga.
Afundo ou avanço
Quantidade: 3 sessões de 12.
Tríceps no banco
Quantidade: 3 sessões de 12.
Polichinelo
Quantidade: 3 sessões de 12.
Abdominal
Quantidade: 3 sessões de 20.
Prancha abdominal
Quantidade: 3 vezes de 30 segundos.
Rossi explica que essas atividades têm os seguintes benefícios:
- Melhora do equilíbrio
- Fortalecimento da musculatura
- Facilitação do desenvolvimento das tarefas diárias
- Melhora da coordenação
- Liberação de hormônios do bem estar e prazer
Dicas para treinar no frio
Descubra como superar a preguiça de treinar no frio
Cuidados para treinar no Inverno
Conheça 7 benefícios de treinar no inverno