Especialista em produção de conteúdo nas áreas de ciência, esportes, saúde e alimentação.
Você sabia que alguns alimentos podem influenciar sim no quadro de quem tem a doença? Nariz escorrendo (coriza), entupido, espirros infinitos, coceira no nariz, na garganta, nos olhos, nos ouvidos; esses são os sintomas mais comuns de quem tem rinite (qualquer um dos seus tipos).
Quem já tem a rinite não alérgica, também chamada de rinite gustativa ou gustatória, por exemplo, desenvolve os sintomas da rinite ao comer determinados alimentos. Quem tem intolerância a algum alimento, inicialmente, antes de chegar ao ponto crítico da alergia, também pode ter algum ou todos os sintomas da rinite.
Rinite gustativa
Na rinite gustatória ou gustativa, alimentos como os abaixo podem causar aquela secreção clarinha pelo nariz - a coriza. "Não é exatamente um processo alérgico. São os vasos sanguíneos da mucosa que ficam dilatados por causa desses alimentos e causam os sintomas", aponta Jane. Veja:
- Alimentos com condimentos
- Vinho ou outros tipos álcool mais fortes
- Comidas quentes
- Pimenta
- Alimentos condimentados (temperos e molhos fortes)
Intolerância alimentar
Quem já tem quadros de alergias mais graves e/ou específicas, alguns alimentos podem levar ao desenvolvimento dos primeiros sintomas da rinite, como coriza, coceira e vermelhidão:
- Leite
- Ovo
- Camarão e outros crustáceos
- Soja
Rinite ocupacional
Existem também os casos de alergias agravadas em pessoas que passam muito tempo em contato com alimentos que possam conter ácaros e fungos. "Nesse caso, é quem se expõe mais que tem risco. Não seria pela ingestão, mas pela exposição pelo ar", completa a alergologista. São eles:
- Queijo
- Trigo
O que é rinite
A rinite é uma inflamação causada pela exposição a alérgenos (substâncias consideradas "estranhas pelo corpo") que ficam dispersos no ar e penetram no nosso aparelho respiratório.
"Podem vir de poeira, insetos, animais e até dos alimentos, mas não fazem mal à saúde", explica Jane. "Eles não causam nenhum dano por causa das suas propriedades, diferentes de vírus e bactérias", aponta.
Como tratar a rinite: veja vídeo
Dicas para quem tem rinite
Sintomas da rinite e da sinusite: reconheça as diferenças
Veja 6 medidas de aliviar sintomas da rinite
Tire 10 dúvidas sobre a rinite alérgica