Redatora das editorias de beleza, família e alimentação.
Muitos pais têm o costume de se focar somente no desenvolvimento físico e intelectual das crianças, enquanto esquecem de incentivar também o lado emocional dos seus filhos. No entanto, segundo a psicanalista pós-graduada em psicopedagogia Andrea Ladislau, a inteligência emocional é essencial para o crescimento pessoal e social das crianças.
"As crianças que não se conhecem certamente não conseguirão respeitar a emoção do outro. Com isso, terá muitos problemas de relacionamento e dificuldades de aceitar e receber ordens. Além disso, ela pode aprender a camuflar suas emoções, o que poderá ocasionar até o desenvolvimento de psicopatias e neuroses ao longo da vida", reforça Andrea.
Segundo a psicanalista, ensinar uma criança a conhecer suas próprias emoções desde cedo traz várias vantagens. Ela sabe lidar muito melhor com as adversidades da vida, consegue agir sob pressão, sabe identificar as emoções dos outros, será mais confiante e terá menos inseguranças e medos.
É possível incentivar que a criança entenda seus sentimentos em casa, com a ajuda dos pais e de um brinquedo: o pote das emoções.
Saiba mais: Autoconhecimento: o que é, para que serve e exercícios
Como incentivar que seu filho reconheça as próprias emoções?
"De forma prática, os pais devem mostrar interesse pelos problemas dos filhos, ajudá-los a descrever seus sentimentos em palavras e mostrar como pode se resolver o problema. Além disso, é essencial mostrar até onde vai o limite emocional da própria criança e onde começa o do outro, para incentivar o respeito e empatia em situações de conflito", explica a psicanalista.
Brinquedos e atividades que promovam um reconhecimento dos próprios sentimentos e muito diálogo pode auxiliá-los a desenvolver senso crítico, relacionar conceitos, ter mais empatia nas relações e, principalmente, entender as implicações e consequências de um ato errado. "Fazer a criança pensar e refletir sobre os fatos é de suma importância", ressalta Andrea.
Conheça brinquedo que incentiva a inteligência emocional no seu filho
O pote das emoções é um brinquedo, que pode ser feito em casa, e incentiva as habilidades socioemocionais das crianças, podendo ser um forte aliado na educação. Tem o objetivo de ajudar quem está nas fases iniciais de desenvolvimento a reconhecer cinco emoções diferentes: alegria, tristeza, raiva, calma e medo, estimulando maior autoconhecimento e empatia para facilitar o convívio com os coleguinhas.
Como funciona o pote das emoções?
Para facilitar no reconhecimento, são associadas cores às emoções. Assim, amarelo é alegria, azul é tristeza, raiva é vermelho, calma é verde e medo é preto. Após essa relação, é a hora de trabalhar com os potinhos.
No fim do dia, os pais podem conversar com a criança e pedir que ela escolha que potinho corresponde ao sentimento que ela sentiu em uma ou duas situações que ela tenha vivido no dia.
O objetivo é que, no fim do mês ou da semana, os pais possam observar que emoções as crianças vivem com mais intensidade e quais não. Isso pode ser um termômetro importante não só para reconhecer as emoções, mas também uma forma de se aproximar do seu filho e incentivar o diálogo de forma interativa.
Como fazer em casa?
O blog Criando com Apego ensinou como fazer em casa com os seguintes materiais:
- Potes (é possível reciclar garrafas de plástico, potes de azeitonas ou compotas)
- Lãs com cinco cores diferentes (também pode usar outros materiais, como pompom, bolas de algodão, bolinhas coloridas, papéis coloridos)
- Etiquetas (para colocar os nomes de cada emoção)
Saiba tudo sobre inteligência emocional
Você é guiado por suas emoções?
Como manter o controle emocional?
Inteligência emocional melhora a vida sexual feminina