Graduada em Medicina em 1989, pela Universidade Estadual do Rio de Janeiro, FCM UERJ. Residência Médica em Pediatria 199...
iRedatora especialista em bem-estar, família, beleza, diversidade e cuidados com a saúde do corpo.
O ninho para bebê, ou ninho redutor de berço, é um tipo de cama feita para bebês com poucos meses de vida, com as laterais elevadas, evitando que o bebê saia do espaço determinado enquanto dorme.
Para que serve o ninho para bebê?
O ninho vem sendo utilizado como uma maneira de facilitar o sono dos recém-nascidos, que estão acostumados com o aconchego do útero e se sentem mais seguros no espaço reduzido.
Seu material normalmente é feito de manta acrílica ou algodão, garantindo conforto e maciez. Além dos modelos prontos, o ninho também pode ser feito em casa com o auxílio de uma máquina de costura.
Saiba mais: Sling: Aprenda a maneira de amarrá-lo perfeita para seu bebê
Apesar de ser utilizado principalmente para bebês recém-nascidos, o ninho também pode ser um meio de aconchegar bebês um pouco mais velhos. "A idade ideal para uso são os três primeiros meses de vida. Mas alguns bebês ainda gostam de se sentir aninhados mesmo após este período", comenta a médica pediatra e homeopata Lílian Cristina Moreira.
O ninho redutor é seguro?
É compreensível que alguns pais possam ter medo de deixar seus bebês no ninho. Apesar de estar ficando cada vez mais popular, a prática ainda não é muito conhecida e divulgada. "A intenção é que seja um lugar mais apertadinho e aconchegante, que de fato aninhe o bebê, lembrando o útero e o colo maternos. É seguro desde que feito com material apropriado e não sufoque ou comprima o bebê", explica Lílian Moreira.
É importante que se confira sempre se as laterais continuam firmes e sem pedaços de linha de costura soltos. A lavagem deve ser feita com produtos que não agridam a saúde do bebê, na mesma frequência em que se lavam os cobertores e roupas de cama, conferindo sempre se a costura permanece intacta.
"O bebê até dois meses de vida permanece ao deitar, na posição que você colocou, não se defende. Então se houver um cobertor ou lençol que puxe para cima e cubra a face, pode sufocar", alerta a médica pediatra e homeopata Isis Pezzuol.
Como usar
Uma das vantagens do ninho é a sua possibilidade de locomoção. É possível levá-lo para qualquer área da casa, assim como também se pode utilizá-lo em carrinhos de bebê. Alguns modelos de ninho possuem uma alça ajustável, facilitando a redução do espaço conforme o crescimento da criança.
O bebê deve sempre ser colocado de barriga para cima, que é a posição recomendada pelos médicos para que eles durmam de forma segura, evitando riscos de sufocamento.
"O importante é somente o ninho, sem lençóis e travesseiros. Assim o ninho imita a posição intra útero, limita a movimentação, permitindo um sono mais calmo, para ele e para a mamãe", explica Isis Pezzuol.
Tipos de ninho redutor
1- Com alça
A versão com alças é uma ótima opção para locomover o ninho de um local para o outro, mesmo com o bebê dentro. Você pode encontrar esse modelo no site da Americanas.
2 - Oval
Além do modelo retangular, o ninho também pode ser encontrado no formato oval. Você pode encontrar esse modelo no site da Grão de gente.
3 - Mosquiteiro
Essa versão possui uma rede que protege o bebê contra os insetos, uma ótima opção para dias de verão. Você pode encontrar esse modelo no site da Americanas.
4 - Ajustável
A alça reguladora ajuda na hora de determinar o tamanho ideal para o bebê. Você pode encontrar esse modelo no site elo7.
Veja também
Conheça os diferentes tipos de sling
Entenda sobre como acalmar o bebê com o som do útero
Saiba tudo sobre o sono do bebê