Redatora especialista em bem-estar, família, beleza, diversidade e cuidados com a saúde do corpo.
Para quem busca meios alternativos e naturais de manter a pele bonita e saudável, os tratamentos caseiros são as melhores opções. Você pode cuidar da sua pele com produtos que estão na sua geladeira e dispensa, sem gastar nenhum centavo a mais para montar uma rotina de skincare.
1- Esfoliação
Após lavar o rosto com um sabonete adequado para pele, é a hora de partir para a esfoliação. Esse tratamento pode ser feito tanto no rosto como no corpo, retirando as células mortas e rejuvenescendo a pele.
Esfoliação corporal caseira: Aprenda a como esfoliar o corpo utilizando ingredientes como mel, café e açúcar. Clique aqui para conferir.
Esfoliação labial caseira: Para evitar lábios ressecados e descascando, a esfoliação labial é a melhor opção. Clique aqui para conferir.
Creme de pepino e açúcar: Essa esfoliação facial promove a remoção de impurezas sem agredir a pele. Clique aqui para conferir.
Saiba mais: Limpeza de pele: como fazer e passo a passo
2- Tônico
A aplicação do tônico ajuda a equilibrar o pH da pele, diminui a oleosidade e prepara os poros para receber a hidratação.
Soro fisiológico: O soro fisiológico colabora para a limpeza e equilíbrio da pele. De acordo com a dermatologista Valéria campos, o ideal é que se use qualquer soro fisiológico 0,9%. Entenda como usar o soro fisiológico.
Água de arroz: Além de ser ótimo para os cabelos, a água de arroz também auxilia na diminuição de espinhas, oleosidade e no fechamento dos poros da pele. Aprenda como fazer a água de arroz.
Água com gás: A água com gás possui um pH parecido com o da pele, ajudando a se fazer uma limpeza mais profunda e equilibrando a acidez do rosto. Entenda como usar a água com gás na pele.
3- Hidratação
Essa etapa é uma das mais importantes, sendo essencial para garantir a maciez e elasticidade da pele.
Argila branca: Além da hidratação, a argila branca proporciona benefícios como o clareamento de manchas, remoção de cicatrizes e revitalização da pele. Aprenda como aplicar a argila branca.
Argila verde: Para quem tem pele oleosa, a argila verde é uma excelente opção. Por conter propriedades antibactericidas, ela auxilia no controle da acne, além de garantir a hidratação da pele. Confira como aplicar a argila verde.
Óleo de rosa mosqueta: Já famoso no tratamento de estrias, o óleo de rosa mosqueta também possui grandes propriedades hidratantes. Ele pode ser aplicado tanto no rosto, como no corpo. Entenda tudo sobre o óleo de rosa mosqueta.
Óleo de rícino: Apesar de ser mais conhecido pelos seus benefícios para o cabelo, o óleo de rícino também pode ser aplicado na pele, promovendo a hidratação, brilho e diminuição de marcas de expressão. Aprenda mais sobre o óleo de rícino.
Óleo de amêndoas: O óleo de amêndoas já é bastante usado para hidratar a pele. Suas propriedades ajudam a parar a descamação da pele, além de evitar o aparecimento de estrias. Veja outras propriedades do óleo de amêndoas.
Glicerina: A glicerina possui um alto poder hidratante, podendo ser utilizado em diferentes partes do corpo, trazendo extrema maciez e elasticidade. Veja como usar a glicerina.
Óleo de coco: Muitos já usam o óleo de coco nos cabelos, mas poucos sabem que ele pode ser muito benéfico também para a pele ressecada. Entenda mais sobre o óleo de coco.
Máscara facial de aveia: Uma misturinha caseira de aveia e outros dois ingredientes pode não só hidratar a sua pele, como também ajudar na remoção de manchas. Aprenda como fazer a máscara facial de aveia.
Máscara facial de morango: Para garantir uma pele hidratada e com luminosidade, essa mistura de morangos com outros dois ingredientes vai te surpreender. Aprenda como fazer a máscara facial de morango.
Máscara facial de soja: Essa receita pode ser surpreendente por conter três ingredientes que poucos imaginam o bem que fazem a pele. Aprenda a como fazer a máscara facial de soja.
4- Protetor solar
Apesar de não ser possível substituí-lo por receitinhas caseiras, o uso do protetor solar é essencial para o cuidado da pele e da saúde. A aplicação diária do protetor garante uma pele saudável, livre de manchas e mais hidratada.
5- Tratamentos extras
Secar espinhas
As espinhas podem ser um incômodo para muitas pessoas. Por sorte, alguns tratamentos caseiros podem ajudar na hora de lidar com esse problema.
Aloe vera: Mais conhecida pelo nome "babosa", a aloe vera possui fortes propriedades cicatrizantes, ajudando a eliminar cicatrizes leves causadas pela acne. Aprenda a como usar a babosa.
Cebola e vinagre de maçã: O vinagre de maçã ajuda no controle da oleosidade, enquanto a cebola ajuda a reduzir as espinhas devido a suas propriedades antibacterianas. Aprenda a como usar cebola e vinagre de maçã.
Chá verde: O chá verde ajuda a secar as espinhas através do seu poder antioxidantes e anti-inflamatório. Aprenda a como aplicar o chá verde.
Clara de ovo: Usar a clara do ovo como máscara facial é ajudam no tratamento contra as espinhas devido ao colágeno e as proteínas presentes nesse alimento. Entenda como usar a clara de ovo.
Tomate: O tomate é um ótimo auxiliar na hora de secar as espinhas. Saiba mais sobre o uso do tomate.
Olheiras
Além das espinhas, você também pode utilizar alguns ingredientes caseiros para diminuir as olheiras.
Compressas de água fria: Para ajudar a melhorar o aspecto das olheiras, compressas geladas podem ser uma ótima opção. Entenda mais sobre as compressas de água fria.
Chá de camomila: Aplicar os sachês de chá de camomila gelados ajudam a melhorar a circulação no local, evitando o aumento de olheiras. Conheça outros benefícios do chá de camomila.
Pepino: O famoso ato de colocar rodelas de pepino sob os olhos realmente ajuda no tratamentos das olheiras. Veja mais sobre as propriedades do pepino.
Leite: Aplicar o leite sob os olhos com a ajuda de uma gaze ajuda no clareamento da pele. Entenda como usar o leite.