É comum a busca por atividades física rápidas, seja para perder peso e mesmo sair do sedentarismo e aliviar as tensões do dia a dia. O ideal é sempre procurar um profissional especializado para indicar qual o melhor treino, que se adapta à rotina e que irá cumprir a meta desejada. Mas existem alguns exercícios mais simples, para quem tem pouco tempo livre. Confira:
Exercícios rápidos
Flexão de braço
Pode ser feito fechado ou aberto, dependendo da condição física. Pode ser ser feito com os joelhos apoiados no chão e depois é só estendê-los. Atenção para deixar o quadril e as costas alinhados, juntamente com a cabeça. Os braços se estendem e se flexionam a 90º.
Polichinelo
O exercício aeróbico de alta intensidade e é indicado para todos os níveis de condicionamento físico. A posição inicial é com as pernas juntas e os braços ao lado do corpo. A execução é feita com o afastamento lateral dos braços e pernas juntos, em movimento, avançando na velocidade e ritmo da pessoa.
Prancha Ventral
O exercício da prancha é direcionado para melhorar do fortalecimento da coluna vertebral e dos músculos abdominais. A posição inicial é com as pernas juntas e com o quadril compactado na mesma direção da cabeça (importante para evitar dores nas costas).
Agachamento
O agachamento é um exercício básico do dia a dia: sentar e levantar da cadeira, por exemplo. A posição inicial é com o corpo reto, em pé. Depois é necessário baixar flexionando os joelhos, deixando o quadril encaixado para trás, contraindo o abdômen para preservando a coluna vertebral.
Abdominal
A abdominal é eficaz para a postura. As três variações são: supra, infra e oblíquo na parte superior, inferior e lateral do abdômen. A posição inicial é:
1 - Supra: Com as pernas flexionadas, os braços ao lado do corpo, o quadril, as costas e a cabeça apoiados no chão. O exercício é feito subindo o tronco até o ponto confortável.
2 - Infra: Com a cabeça, as costas, o quadril e as pernas apoiadas no chão. A execução é feita com a elevação das pernas para cima, com alternância no alto.
3 - Oblíqua: Com a cabeça, as costas, o quadril no chão. Uma perna fica flexionada e a outra apoiada juntamente com a rotação do tronco para a perna apoiada. Uma outra opção é com o corpo deitado de lado, como apoio leve da cabeça, subindo o tronco direcionando para o quadril.
Como sair do sedentarismo
Exercícios além da caminhada para deixar o sedentarismo
Treino rápido para sair do sedentarismo: veja como fazer
Siga sete dicas dos treinadores para largar o sedentarismo