Possui graduação pela Faculdade de Medicina da Universidade de São Paulo (1995), residência médica no Hospital das Clíni...
iRedatora das editorias de beleza, família e alimentação.
Menstruação atrasada, enjoo, inchaço e maior sensibilidade nas mamas. Quando alguns desses sintomas aparecem, é recomendável recorrer a um teste de gravidez. Porém, buscando maior praticidade e não necessariamente uma resposta confiável, cada vez mais mulheres utilizam os testes de gravidez online.
Esses testes se baseiam em perguntas referentes aos principais sintomas de gravidez ou em situações nas quais a mulher tenha tido relações sexuais sem nenhum método contraceptivo. A lógica do teste de gravidez online é apresentar perguntas que o ginecologista ou obstetra faria e, se pelo menos 40% das respostas forem positivas, o teste dirá que você está grávida.
No entanto, não é possível ter certeza de gravidez somente se baseando nos sintomas, pois estes também podem ser sinal de alguma doença. O ginecologista e obstetra do Hospital Sírio Libanês, Alexandre Pupo, explica que só é possível confirmar uma gestação através de exames.
Saiba mais: Teste de gravidez caseiro: veja 8 opções e quais funcionam
Como a gravidez é detectada nos exames de sangue e de farmácia?
No caso dos testes de farmácia, o aparelho que entra em contato com a urina da mulher contém anticorpo que produz cor ao se juntar com o hormônio HCG, excretado pelas mulheres grávidas. Assim, se a mulher estiver esperando um bebê, o aparelho detecta e sinaliza a presença do hormônio na urina.
Já em exames de sangue, é detectado no soro do sangue das mulheres grávidas as taxas do hormônio beta HCG. Nesse sentido, o teste de gravidez de farmácia é qualitativo (diz se você está grávida ou não), enquanto o beta HCG é quantitativo.
Assim, o exame de sangue é responsável não só por indicar se a mulher está ou não grávida, mas também por medir a quantidade de hormônio circulante, o que pode ser útil para o médico verificar o andamento da gravidez.
"O HCG é um hormônio produzido pelo embrião, quando gruda na parede do útero. Conforme a gravidez evolui, essa concentração do hormônio vai dobrando a cada dois ou três dias até por volta da 8ª a 12ª semana de gravidez", explica Alexandre Pupo.
Sintomas dos testes de gravidez online podem indicar doenças
O ginecologista reforça que só é possível identificar uma gravidez através do teste de farmácia, do exame de sangue ou de um ultrassom. Isso se deve ao fato de que os sintomas de gravidez, muitas vezes, podem ser sinal de um problema de saúde. Confira abaixo o que os sintomas mais comuns de gravidez podem indicar:
- Menstruação atrasada: "a menstruação atrasada pode acontecer em situações como síndrome do ovário policístico. Também pode aparecer em mulheres que estão sob forte estresse emocional e em atletas de alta performance com pouca gordura corporal, o que provoca alterações hormonais que causam atraso na menstruação. Além disso, algumas medicações também podem causar esse atraso", explica Alexandre;
- Enjoo: é um sintoma muito comum e pode ser causado por diversas doenças e condições. Pode ser um sinal de enxaqueca, de algum problema gastrointestinal, alterações psicológicas e até de doenças cerebrais, como meningite e tumores;
- Aumento do abdômen: o obstetra explica que o aumento do abdômen pode indicar tumores abdominais, tumores pélvicos e aumento de peso;
- Inchaço na vulva: apesar do inchaço na vulva ser um sintoma não muito frequente no início da gestação, o ginecologista explica que isso também pode indicar infecções na região genital. Pensando nisso, é necessário enfatizar a importância não só do acompanhamento médico, mas também de exames para identificar se o sintoma indicado no teste online não se trata, na verdade, de alguma doença mais séria.