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O que é?
A deficiência intelectual é um transtorno neuropsiquiátrico que implica algumas limitações em pelo menos duas das seguintes áreas da vida: comunicação, autocuidado, habilidades sociais, auto-orientação, rendimento escolar, trabalho, lazer, saúde e segurança.
Pode afetar não só o raciocínio lógico do indivíduo como também sua habilidade em planejamento e resolução de problemas. A condição pode ser identificada pelo QI do indivíduo.
Antigamente, o termo mais usado para se referir a essa condição era retardo mental. Porém, por alguns autores acreditarem ser menos pejorativo, passou a se adotar o termo deficiência intelectual.
De acordo com a Organização Mundial da Saúde e a Associação Americana para a Deficiência Mental, o resultado de um teste de QI pode apontar para 4 graus de deficiênciaIntelectual (DI), divididos da seguinte forma:
Tipos de deficiência intelectual
- DI leve: QI entre 50-69
- DI moderado: Qi entre 35-49
- DI grave: Qi entre 20-40
- DI profundo: Qi abaixo de 20
Causas
Considerando que as funções neurológicas do indivíduo são desenvolvidas antes do nascimento, a especialista em pedagogia hospitalar, Carima Orra, explica que a causa está na formação do bebê já dentro da barriga da mãe. Anomalias cromossômicas, doenças maternas adquiridas na gestação, uso de algo ou tabagismo na gravidez são algumas das possíveis causas.
Além disso, o neurologista Carlos Alexandre Twardowschy lista outras causas que podem estar relacionadas a deficiência intelectual:
- Asfixia perinatal
- Síndrome de Down
- Infecção do SNC neonatal ou pós-neonatal
- Síndrome do álcool fetal
- Disgenesia cerebral
- Encefalopatia hipóxico-isquêmica
- Exposição intra-uterina a toxinas e anormalidades cromossômicas
Características
O neurologista explica que a manifestação clínica vai depender da causa. Entretanto, de uma forma geral, algumas das principais características que a criança com deficiência intelectual pode apresentar são:
- Dificuldade em fazer abstrações
- Dificuldade em resolver problemas
- Dificuldades para concluir tarefas adequadas para sua idade
- Dependentes desde cedo de um adulto para tarefas cotidianas
- Atraso no desenvolvimento da linguagem
- Atraso no desenvolvimento do aprendizado
- Atraso no desenvolvimento de interações sociais
Prevenção
Os fatores de prevenção também estão ligados a genética. Assim, a especialista em pedagogia hospitalar afirma que é importante o acompanhamento da gestação,controle da saúde da mãe na gravidez (tanto física quanto mental) e um ambiente saudável e harmonioso durante a infância.
Além disso, as mães precisam estar longe do tabagismo e o álcool na gestação, manter umacompanhamento com a obstetra, fazer uso de vitaminas e também manter uma alimentação saudável para evitar a deficiência intelectual.
Após o nascimento da criança, é essencial manter o acompanhamento mensal com opediatra, realizar o teste do pezinho assim que o bebê nascer e oferecer uma alimentaçãocorreta e adequada para a criança.
Tratamento
"A criança com deficiência intelectual deve receber acompanhamento médico e estímulos, através de trabalhos terapêuticos com psicólogos, fonoaudiólogos e terapeutas ocupacionais, além de manter o contato próximo com a escola", explica Carima Orra.
Segundo ela, as limitações podem ser superadas por meio da estimulação do desenvolvimento, adequações em situações pessoais, escolares, profissionais e sociais, além de oportunidades de inclusão social.
Educação de criança com deficiência intelectual
Na escola
É necessário que o diálogo e o relacionamento entre pais, alunos e professores seja frequente. A criança vai precisar de um enfoque maior por parte da escola, que deve usar técnicas afetivas para o aprendizado de toda a turma.
"Tendo sido feito o diagnóstico, o gestor deve fazer um plano de desenvolvimento individual do aluno, no qual constarão os dados do aluno, informações médicas e terapêuticas, bem como os relatos dos pais sobre o que o aluno consegue fazer, e o que ele ainda precisa aprender", afirma a especialista.
Além disso, Carima enfatiza a importância da socialização no processo de aprendizagem. De acordo com ela, se a escola e os colegas de sala estiverem despreparados para receber o aluno com a deficiência intelectual, isso pode levar a outros transtornos, como ansiedade e depressão. "Por isso é de extrema importância a conversa rotineira entre pais e escola", diz.
Em casa
A especialista comenta que é comum o sentimento de culpa entre os pais, pois, além das pressões internas que a família terá que lidar com o nascimento de uma criança deficiente, também terá que enfrentar as pressões exercidas pelas forças sociais externas, uma vez que a sociedade tem dificuldade em conviver com as diferenças.
"Por isso, os pais devem ter paciência, estimular e elogiar cada conquista do filho. Ao mesmo tempo que devem ter uma atenção maior, os pais têm que tomar cuidado para não superproteger o filho, e nem fazer as coisas por eles", alerta Carima.
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