Redatora especialista em bem-estar, família, beleza, diversidade e cuidados com a saúde do corpo.
Você já se deparou com alguns fiozinhos arrepiados no topo na cabeça que não voltam para o lugar mesmo passando a mão constantemente? Esse fenômeno que acontece com o cabelo é chamado de frizz.
Em geral, o frizz pode ser causado por diversos fatores, como:
- Ressecamento dos fios
- Cabelo quebrado
- Cabelo poroso
Por isso, saber a forma certa de cuidar dos cabelos é importante para evitar que o frizz tome proporções maiores e incomode no visual.
Como tirar o frizz do cabelo?
O tratamento anti frizz varia de acordo com o tipo de cabelo, nível de ressecamento e até mesmo o tipo de couro cabeludo. Cabelos secos, por exemplo, podem usufruir de uma quantidade maior de óleos do que os cabelos oleosos.
Por isso, é recomendado que um profissional avalie o que está causando o frizz, antes de iniciar algum tipo de tratamento. Porém, algumas mudanças na aplicação de produtos utilizados no dia a dia já podem ajudar a evitar esse problema.
O hairstylist Marcio Sanchez, do TP Beauty Lounge, recomenda três tipos de produtos que previnem o crescimento do frizz. São eles:
- Leave in com fixação baixa
- Óleos leves (como o óleo de argan)
- Shampoo sem sulfato
Como evitar o aparecimento do frizz
Ainda de acordo com Marcio, a nutrição é o passo inicial para evitar o aparecimento do frizz. Nutrir o cabelo aumenta a lubrificação dos fios, repondo os lipídios (gorduras) que o cabelo perde em seu córtex.
Alguns produtos usados para essa finalidade são:
- Ceramidas
- Óleos vegetais (óleo de coco, azeite de oliva, óleo de abacate, manteiga de tutano, óleo de argan, óleo de linhaça, óleo de uva, óleo de amêndoas)
- Manteigas vegetais (manteiga de karité, manteiga de murumuru, manteiga de cacau, manteiga de cupuaçu, manteiga de macadâmia, manteiga de tutano).
"O modo de pentear o cabelo também interfere e o uso de leave in ajuda a assentar os fios", completa o especialista.
Aprenda mais sobre nutrição e como fazer o cronograma capilar.
Cabelo crespo e cacheado possuem mais frizz?
De acordo com Marcio, é natural que esse tipo de fio mais estruturado possua uma quantidade maior de frizz. "Normalmente são cabelos mais secos, ou seja, a oleosidade demora para percorrer todo o fio", explica o especialista.
Dessa forma, cabelos crespos e cacheados requerem cuidados específicos para que a oleosidade natural dos fios seja reposta nas pontas do cabelo, recuperando a força e evitando o frizz.
Produtos anti frizz
Há uma variedade de produtos anti frizz no mercado. Confira três opções:
1- Match Patrulha do Frizz Máscara Capilar
Você pode encontrar esse produto no site da Boticário.
2- Orange BBCream Leave-in Defrizante
Você pode encontrar esse produto no site Cabelos Online.
3- Sérum Antifrizz para Cabelos
Você pode encontrar esse produto no site da Quem Disse Berenice.