Redatora especialista em bem-estar, família, beleza, diversidade e cuidados com a saúde do corpo.
A pasta d'água é um produto farmacêutico usado para tratar diferentes problemas que podem atingir a pele, como brotoejas e assaduras. Ela possui óxido de zinco, talco, glicerina, carbonato de cálcio e água de cal em sua composição.
Para que serve a pasta d'água?
Por se usada para tratar lesões superficiais na pele, a pasta d'água é auxiliar no tratamento de diversas infecções. A dermatologista Carla Albuquerque explica quais:
- Assaduras
- Pequenas escoriações
- Alguns tipos de brotoejas
- Queimaduras solares leves
"Pode ser usada também como veículo para incorporar medicamentos e tratar doenças de pele como escabiose, a sarna humana", conta a médica.
Pasta d'água: preço
A pasta pode ser encontrada em farmácias e seu valor normalmente varia entre R$ 6 e R$ 15.
Pasta d'água para bebês
Um dos usos mais conhecidos da pasta é para tratar brotoeja em bebês, que é uma erupção cutânea formada por pequenas lesões vermelhas ou da cor da pele relacionadas ao calor. Entenda mais sobre brotoeja.
De acordo com a dermatologista Carla Albuquerque, o uso da pasta em bebês não possui contraindicações, porém, deve-se permanecer alerta para possíveis casos de alergia.
"O princípio ativo principal da pasta d'água é o óxido de zinco, que é uma substância quimicamente inerte. Mas isso não quer dizer que não possa ocorrer quadros de alergia aos demais componentes da fórmula", conta.
Como usar
Antes de aplicar a pasta, é importante que a pele esteja limpa e seca. A dermatologista Regina Buffman explica que a quantidade do produto varia de acordo com o tratamento buscado.
Camada grossa: Para proteção contra assaduras na pele do bebê.
Camada fina: Para alívio de queimaduras.
O que é pasta d'água mentolada?
Ainda de acordo com Regina Buffman, a principal diferença entre a pasta mentolada e a tradicional está na composição do produto. A versão com mentol possui cânfora e outros agentes em sua composição, o que gera uma sensação de frescor em contato com a pele.
Essa versão da pasta pode ajudar a aliviar o incômodo em casos de queimadura solar. Porém, ainda é preciso se atentar ao uso do produto, pois há substâncias que podem agravar a alergia ou causar irritação no local.