Redatora especializada na produção de conteúdo para família, beleza e alimentação.
O que é fator Rh?
O fator Rh (Rhesus) é uma proteína presente nos glóbulos vermelhos de muitas pessoas. Quando não há antígeno Rh o fator é chamado negativo.
Além do sistema ABO, o fator Rh é um sistema de grupos sanguíneos muito importante. "Assim como o ABO, deve ser considerado ao realizar transfusões sanguíneas. Uma incompatibilidade entre a gestante e feto pode levar a doença hemolítica do recém-nascido (eritroblastose fetal)", explica a geneticista Cristina Carvalho.
Fator Rh na gravidez
Durante a gravidez é essencial saber o fator Rh, porque assim é possível controlar a sensibilidade sanguínea entre mãe e bebê. De acordo com a especialista, a principal questão para se atentar na gestação está relacionada com o fator sanguíneo materno, quando ele é negativo e o pai é positivo.
Se uma mãe gestante tem sangue Rh negativo e o pai Rh positivo, independentemente do tipo de sangue (A, B, AB ou O), o Rh positivo será dominante e o bebê será desse fator sanguíneo.
Saiba mais: Conheça os exames do pré-natal e quando fazê-los
"O Rh negativo da mãe não vai gerar doenças genéticas no bebê ou aborto durante a primeira gravidez, o bebê irá desenvolver-se sem nenhum problema", esclarece a geneticista Cristina Carvalho.
Já na segunda gestação, quando a gestante é fator negativo e o bebê fator positivo, pode sofrer sensibilidade e incompatibilidade sanguínea. Entretanto, há como se prevenir.
Vacina Rogan
"Para prevenir a sensibilização materna é indicada a imunoglobulina anti Rh(D) (conhecida como vacina Rogan), quando a mãe possui o fator Rh negativo e o pai positivo. O momento da vacina é determinado pelo obstetra que acompanha a gestação", ressalta a geneticista.
Sem essa vacina, na segunda gestação de um bebê Rh positivo, o corpo materno irá identificar o fator sanguíneo do embrião como uma ameaça, ou seja, um agente estranho. Isso fará com que o sistema de defesa do organismo da mãe tente combatê-lo.
A destruição das hemácias do feto leva a desenvolver anemia, que pode ser grave a ponto de causar insuficiência cardíaca, edema, comprometimento neurológico e, inclusive, óbito no interior do útero.
Como saber o tipo sanguíneo
Para descobrir qual seu tipo de sangue, basta realizar um exame chamado tipagem sanguínea. Ele pode ser realizado em hospital ou em um laboratório de análises clínicas.
Além disso, outra forma de descobrir é na doação de sangue. Isso porque, os doadores passam por exames de sanguíneos antes de realizar a doação.