Redatora das editorias de beleza, família e alimentação.
A dificuldade em ter filhos é uma realidade comum de muitos casais, seja por motivos físicos, como alterações hormonais, distúrbios da ovulação, ou por motivos psicológicos, como stress e ansiedade.
Por isso, muitas mulheres tentam aumentar suas chances de qualquer forma, seja através de recomendações médicas ou não.
Nessa busca por fertilidade, surgiu em diversos grupos e sites uma alternativa que poderia "limpar o útero" e, assim, ajudar a mulher a engravidar mais rápido: a água inglesa.
No entanto, a ginecologista Carolina Curci alerta que o produto não é um remédio, e sim um fitoterápico, cuja real função é ajudar a digestão e aumentar o apetite.
O produto é feito a base de diversas ervas que resultam em um gosto bem amargo. Seu principal ingrediente é a tintura de quina amarela, uma planta medicinal que possui funções analgésicas e antitérmicas.
As outras substâncias que complementam a água inglesa são: tintura de carqueja, tintura de calumba, tintura de losna, tintura de camomila, tintura de centáurea menor, tintura de canela da china, vinho doce, álcool etílico 96% e água purificada.
Para que serve a água inglesa?
A água inglesa acelera a produção de suco gástrico e seus benefícios estão relacionados ao sistema digestório.
Porém, não há nenhum estudo que comprove que o produto tenha alguma ação no útero ou na fertilidade.
"O anticoncepcional não fica no corpo da mulher. Acabou o efeito, ele já sai, então não precisa 'limpar o útero'", acrescenta Carolina.
A ginecologista afirma que a explicação para as pacientes que usaram e conseguiram engravidar se deve a uma série de fatores. A mulher pode ter começado a ter relação sexual no período fértil e pode estar com o ciclo regular naquele momento, então ela engravidaria com ou sem a água inglesa.
Veja como funcionam mais remédios caseiros para engravidar.
Água inglesa aborta?
Quando não há muito estudo sobre algum produto, o fabricante geralmente contraindica para gestante ou para crianças menores de 12 anos. Porém, também não há dados de mulheres que tomaram água inglesa e acabaram abortando.
Carolina explica que o uso de qualquer medicação durante a gravidez deve ser acompanhado por um médico e ainda afirma que, para engravidar naturalmente, ela recomendaria para suas pacientes métodos cuja eficácia já foi comprovada, como exercícios físicos, boa alimentação e sono de qualidade.
Efeitos no pós-parto
Também se acredita que a água inglesa ajuda no puerpério, pois pode melhorar a cicatrização. Porém, trata-se de mais uma crença sem comprovação científica.
"Não há indicação na bula para esse tipo de tratamento. É necessário tomar cuidado quando se usa um fitoterápico que tem uma indicação para sistema digestório acreditando que pode melhorar outros sistemas", afirma a ginecologista.
Água inglesa: valor
Caso você deseje tomar água inglesa por conta de seus benefícios no sistema digestório, ela pode ser encontrada em farmácias, por um preço a partir de R$28.
Leia mais conteúdos sobre fertilidade
Preservação da fertilidade feminina
Tudo que você precisa saber para tratar a infertilidade
Entenda como a idade pode influenciar na fertilidade
Conheça os hábitos que comprometem a fertilidade da mulher