Redatora focada na produção de conteúdo para as editorias de família, beleza e alimentação.
Conforme os dias vão se passando, você e seu bebê tendem a estar cada vez mais adaptados às suas novas rotinas. A partir dessa semana, ele terá maior percepção para distinguir o dia e a noite, demonstrando cada vez mais um horário mais regulado.
Quando alguém fala com ele ou o mostra um objeto chamativo, ele já consegue acompanhar com os olhos, focar melhor o olhar e prestar mais atenção podendo até mesmo demonstrar alguma reação.
Diferente dos movimentos que fazia logo que nasceu, agora seu bebê já consegue apresentar maior coordenação motora e uma melhora em sua movimentação cervical. Sem movimentar o corpo todo, ele vira a cabeça para procurar quem está falando com ele, e consegue manter a cabeça levantada por mais tempo.
De acordo com os especialistas, é muito importante fazer o "tummy time". Essa técnica consiste-se em colocar o bebê de bruços quando acordado, sempre supervisionando e estimulando com conversas. Mantenha-se na mesma altura do bebê. Esse processo irá ajudar na maturação da musculatura cervical.
A interação visual e auditiva é muito importante nessa fase para ajudar o desenvolvimento do bebê. Brincar com chocalhos próximo aos ouvidos de forma sutil e trocar os lados em que o brinquedo está, é uma atividade bastante recomendado pelos pediatras.
Além dessas, cantar para o bebê, investir em brinquedos com cores de contraste (preto, branco, azul, amarelo) e também passar nas mãos e pés do bebê brinquedos de diferentes texturas, para desenvolver o tato.
Agora que seu bebê provavelmente já recuperou o peso de nascimento, a indicação dos pediatras é que ele ganhe entre 25 a 30 gramas por dia. Além disso, os especialistas indicam que ao longo do primeiro mês ele pode crescer aproximadamente 2,5 centímetros.
Sendo assim, para bebês com aleitamento materno exclusivo, é importante a livre demanda. Para os bebês mais dorminhocos ou no aleitamento complementar, o recomendado é buscar estabilizar as mamadas com intervalos de 3 em 3 horas.
No primeiro mês de vida, os bebês podem chegar a dormir em torno de 16 a 20 horas por dia. Mas esse período não acontece de forma contínua, mas sim distribuído ao longo do dia e intercalado com as mamadas.
Fontes consultadas
Mariana Caramelo Jordão - pediatra
Flauber Filho - coordenador médico pediatria Hospital Hsanp