Redatora especializada na produção de conteúdo para família, beleza e alimentação.
Será que é menino ou menina? Essa é uma pergunta muito frequente durante a gestação. Mas, ainda quando o casal está planejando uma gravidez é comum surgir o desejo de escolha do sexo do bebê.
Para quem deseja engravidar de um menino, conversamos com o ginecologista e obstetra Alberto d'Auria que deu uma dica para aumentar suas chances. Mas antes precisamos entender como é determinado o sexo do bebê e como funciona o pH vaginal. Confira abaixo.
Saiba mais: 13 formas de descobrir o sexo do bebê
O que determina o sexo do bebê
Os cromossomos X ou Y são os responsáveis por determinar o sexo do bebê. A mulher possui apenas o cromossomo do tipo X em seus óvulos, já os espermatozóides masculinos possuem X ou Y.
Quando o feto criado a partir desta junção possui o par de cromossomos sexuais XX, significa que será uma menina e quando possui XY é menino.
O pH vaginal
O pH é a medida responsável por dizer o grau de acidez, neutralidade ou alcalinidade das coisas. A vagina apresenta um pH ácido por volta de 3,5 a 4,5 e isso faz com que muitas vezes os espermatozóides meninos (Y) morram ao entrarem na cavidade vaginal pós ejaculação, dando mais chances da mulher engravidar de uma menina (X).
A acidez vaginal é alterada durante o ciclo menstrual e principalmente no período periovulatório (dois dias antes e dois dias depois da ovulação) onde é fabricado o muco cervical no colo do útero.
"O muco cervical é alcalino e tem como função principal formar uma malha (rede de proteção) que faz com que dificulte a passagem de espermatozóides que tenham defeitos cromossômicos, como a Síndrome de Down, por exemplo", ressalta o ginecologista e obstetra Alberto d'Auria.
Pensando nisso, de acordo com o especialista, quando a região vaginal está com o pH mais alcalino há mais chances da gestante engravidar de um menino.
Por isso, para aumentar chances de ter um menino ele indica fazer uma lavagem vaginal com bicarbonato de sódio diluído em água, antes da relação sexual.
"Após a lavagem vaginal o pH da vagina vai ficar mais alcalino e assim aumentam as chances de não morrerem os espermatozóides Y (menino), para que ele consiga competir de igual para o espermatozóide X (menina)", explica o ginecologista.
Como fazer a lavagem vaginal
Para fazer a lavagem vaginal em casa, é necessário:
- 100 mL de água
- 1 colher (café) de bicarbonato de sódio
- Seringa de 20 mL (vale lembrar que esta seringa não tem agulha).
Modo de fazer: coloque o bicarbonato de sódio na água e mexa até diluir. Em seguida coloque 20 mL da solução na seringa e deitada introduza o bico da seringa na cavidade vaginal e injete o líquido. Dá pra fazer até cinco seringadas, mas três já é suficiente.
O médico indica fazer relação sexual após a lavagem, pois o meio vaginal ficará alcalinizado. "Não há nenhum problema em fazer essa solução, porque essa alcalinização será temporária e depois de um tempo a vagina buscará o equilíbrio do pH novamente", pondera.
Os espermatozóides que carregam o gene Y (masculino) são mais leves e rápidos. Portanto, além da dica acima, é indicado que o casal tenha relação sexual no dia em que a mulher ovular. Visto que os cromossomos Y são mais rápidos, esse fator pode facilitar a fecundação de um espermatozoide masculino. Veja como calcular seu período fértil.
Saiba mais
Existem formas de escolher o sexo do bebê?
100 nomes para meninos mais comuns: confira lista
Nomes de meninas: veja os mais populares e escolha para sua bebê