Redatora focada na produção de conteúdo para as editorias de família, beleza e alimentação.
Quatro meses já passaram desde o nascimento do seu filho e, ao fim de cada mês, suas evolução fica mais visível. Nessa fase o bebê já tem maior facilidade em agarrar os objetos e ficar interagindo com eles por um período de tempo maior.
Nos próximos meses seu bebê já conseguirá se manter sentado sozinho, mas não tenha pressa pois cada um tem um tempo e uma necessidade diferente. Aplicar o tummy time, tempo em que ele fica de bruços, na rotina ajudará no seu desenvolvimento, porém deve ser feito apenas no tempo e frequência que for divertido para o bebê.
De acordo com a pediatra Ana Fonseca, entre o quarto e quinto mês seu bebê estará no período denominado lalação. Ele passa a utilizar entonação dando pequenos gritinhos e fazendo brincadeiras com a voz.
Essa fase é de extrema importância, pois nela a criança vivencia e reproduz a entonação da fala do adulto. Ela está atenta ao mundo sonoro procurando sua fonte e reproduzindo da sua maneira.
O aleitamento materno continua exercendo um papel fundamental para o bebê e deve ser exclusivo até os 6 meses de vida. Mais do que nutrição adequada e uma fonte de imunidade, o aleitamento materno é um precioso momento de interação entre mãe e filho. Portanto, se você puder, busque aproveitar ao máximo esse momento.