Redatora especialista em bem-estar, família, beleza, diversidade e cuidados com a saúde do corpo.
De acordo com dados divulgados pela Ouvidoria Nacional dos Direitos Humanos, do Ministério da Mulher, da Família e dos Direitos Humanos, o número de denúncias relacionadas a violência doméstica tiveram um aumento considerável desde o início do ano no Brasil.
O período avaliado foi entre janeiro e abril de 2020, mostrando que houve 14,1% mais denúncias desse tipo quando comparado à mesma época do ano passado. O Ministério explica que, possivelmente, esse aumento está relacionado com o isolamento social provocado pela pandemia do novo coronavírus.
O total de casos denunciados nos primeiros quatro meses de 2020 foi de 37.500, sendo que mais de 9 mil denúncias foram feitas apenas no mês de abril. É importante ressaltar que esse número pode ser muito maior, considerando que ainda há muitos casos de violência não denunciados no país.
Vale acrescentar que o canal de atendimento para denúncias foi ampliado e, agora, também recebe relatos através de um aplicativo chamado "Direitos Humanos BR" - o que pode incentivar que novos casos sejam denunciados.
Como meio de alertar sobre esse aumento da violência doméstica, o Instituto Maria da Penha, ONG especializada no combate à violência contra a mulher, lançou uma campanha impactante para indicar alguns sinais que podem apontar que alguém está sofrendo abusos. Confira:
https://www.instagram.com/p/CAI2ugXnzjl/
Sinais de um relacionamento abusivo
Os relacionamentos abusivos envolvem alguns sinais de alerta, que muitas vezes podem passar despercebidos pela vítima. Jogos psicológicos, mentiras e atitudes controladoras são exemplos de ações praticadas por um(a) parceiro(a) abusivo(a). Confira:
1- Afastamento
O(a) parceiro(a) não gosta de seus amigos ou parentes e pede (ou pressiona) que você se afaste deles. O medo, neste caso, é que você acabe contando intimidades do casal e quebre a imagem de casal perfeito.
2- Abuso e violência sexual
Ele(a) te obriga a ter relações sexuais contra sua vontade. Tal situação é considerada estupro, mesmo dentro de um casamento. Outra violência é quando ele(a) te pressiona a fazer práticas sexuais das quais você não se sente confortável.
3- Monitoramento
O(a) parceiro(a) é sempre desconfiado(a), pergunta onde você está, com quem está, para onde vai e controla a forma como você se veste. Veja outros possíveis sinais aqui.
Para realizar uma denúncia de violência doméstica, entre em contato com o número 180 e fale com a Central de Atendimento à Mulher em Situação de Violência. Em casos de emergência, entre em contato com o 190.
Saiba mais
Relacionamento abusivo: como reconhecer e o que fazer
Baixa autoestima está muito ligada a relacionamentos abusivos
Relacionamentos tóxicos: saiba quando relação está prejudicando a autoestima