Redatora especialista em conteúdos sobre saúde, família e alimentação.
Estima-se que no Brasil mais de 300 mil indivíduos vivam com síndrome de Down. Nesse contexto, é muito importante que a representatividade de pessoas com necessidades especiais seja ampla em todos os setores.
No entretenimento, há diversas séries e filmes sobre autismo que fazem muito sucesso. Porém, e a síndrome de Down? Quem representa esse público no entretenimento? Separamos uma lista de filmes sensíveis sobre síndrome de Down para toda a família, confira:
1.Colegas (2012)
Nesse filme cheio de aventuras, os grandes amigos Stalone, Marcio e Aninha decidem fugir de uma instituição que abriga pessoas com síndrome de Down e cair na estrada em busca de seus sonhos.
Confira a sinopse completa de Colegas.
2.Do luto à luta (2005)
Esse documentário é repleto de depoimentos emocionantes e reveladores de pais de crianças com síndrome de Down sobre a reação deles ao saber do diagnóstico dos seus filhos.
Confira a sinopse completa de Do luto à luta.
3.Cromossomo 21 (2017)
O filme conta a história da Vitória, uma moça com síndrome de Down que se apaixona por Afonso. O envolvimento deste casal abre reflexões sobre a independência e a sexualidade das pessoas com alterações cognitivas.
Confira a sinopse completa de Cromossomo 21.
4.Onde nasce a esperança (2016)
O filme narra uma história sobre inspiração pela vida, a partir de uma amizade inusitada. Calvin Campbell, um ex-jogador de beisebol, se vê em estado de depressão, mas tudo muda quando ele conhece Produce, um jovem com síndrome de Down.
Confira a sinopse completa de Onde nasce a esperança.
5.Anita (2009)
Anita é uma jovem com síndrome de Down e vê sua rotina mudar completamente quando acontece um atentado à Associação Israelita na Argentina. Em meio a confusão, a jovem aprende a cuidar de si mesma enquanto procura por sua mãe.
Confira a sinopse completa de Anita.
Como cuidar de uma criança com Síndrome de Down
Segundo a psicóloga Luciana Mello, a superproteção faz com que os pais e a sociedade infantilizem o indivíduo com síndrome de Down, impedindo que ele vivencie diferentes etapas da vida, desde a infância, passando pela descoberta da sexualidade, até o completo amadurecimento.
Por isso, é necessário que a criança seja estimulada em diversos aspectos, através de brincadeiras, atividades físicas e inclusão social. Os brinquedos mais indicados são aqueles que despertam sua atenção e curiosidade.
"A prática de exercícios não só estimula o corpo, como insere a criança em mais um círculo de convivência. Os esportes de contato, mais agressivos, devem ser evitados até os sete anos, porque a criança pode se machucar mais facilmente", afirma o pediatra Zan Mustacchi.