Mestre em educação médica com residência médica em Pediatria. Pós-graduada em Neurologia e Psiquiatria com formação em H...
iRedatora especialista em bem-estar, família, beleza, diversidade e cuidados com a saúde do corpo.
A dor de cabeça é um incômodo que pode se manifestar de diferentes formas e, dependendo de sua intensidade e frequência, pode interferir diretamente na qualidade de vida — especialmente quando atrapalha a realização das tarefas do cotidiano.
De acordo com a Sociedade Brasileira de Cefaleia (SBC), existem mais de 200 tipos de dores de cabeça que acometem as pessoas. As causas são variadas, apresentando diferença nos sintomas e na região em que a dor aparece com maior intensidade. Entre as razões mais populares, estão:
- Dor de cabeça associada a sinusite: é descrita como uma dor na área do seio da face que pode variar de leve a intensa. Além da dor causada pela condição, podem surgir outros sintomas, como tosse, febre e congestão nasal;
- Enxaqueca: é caracterizada como uma dor forte e incapacitante, que pode ser acompanhada de sintomas como enjoo, vômito e dores diante de luzes e sons. Pode acometer desde o lado direito da cabeça até o lado esquerdo
- Dor de cabeça tensional por estresse: é o tipo mais comum de dor de cabeça e sua intensidade varia de leve a moderada. É descrita como a sensação de uma faixa apertando a cabeça, causada pela contração involuntária e crônica dos músculos na parte de trás do pescoço
O diagnóstico preciso da causa da dor de cabeça deve ser feito por um especialista, para que, assim, o tratamento ideal para cada caso seja indicado. A automedicação, comumente feita pelas pessoas, nunca é recomendada e pode até mesmo agravar a situação.
Nesse sentido, a neuropsiquiatra Gesika Amorim indica alguns tratamentos caseiros que podem aliviar a dor de cabeça e são totalmente naturais, sem o uso de remédios ou componentes químicos. Confira as sugestões:
Remédios caseiros para dor de cabeça
Compressas
Se a dor for tensional, não é pulsátil e aparece na parte da frente da cabeça, sua causa mais provável é a tensão muscular. Para este tipo de incômodo, deve-se colocar uma compressa morna na testa durante 10 minutos.
"Já a enxaqueca, cuja causa é vascular, é uma cefaleia pulsátil, temporal e unilateral, ou seja, acontece de um lado da cabeça. Nesse caso, a compressa de água gelada pode aliviar bastante", explica a médica.
Massagem
Os pontos da acupuntura também podem auxiliar na melhora da dor. De acordo com Gesika Amorim, massagear o ponto entre o dedo indicador e o polegar por alguns minutos, com movimentos circulares, pode aliviar a dor de cabeça de forma considerável. Em casos de enxaqueca, a massagem temporal na área da dor também é eficiente.
Chás
Conhecido por ser uma das alternativas naturais mais benéficas para a saúde, o chá também pode ser tomado para o alívio da dor de cabeça tensional. Entre os mais recomendados, estão:
- Chá de melissa
- Chá de hortelã
- Chá de menta
- Chá de erva cidreira
- Chá de camomila
Leia mais: Chá para dor de cabeça: qual tomar e como fazer em casa
Óleos essenciais
Utilizar óleos essenciais, como o de lavanda, melaleuca e alecrim, diretamente no local da dor, antes da massagem, ou inalar o aroma através de um difusor são algumas das opções para diminuir a dor de cabeça.
Cafeína
De acordo com a neuropsiquiatra, consumir alimentos ricos em cafeína, como é o caso do chá preto e do café, pode ser uma forma eficaz de diminuir as dores de cabeça de forma natural.
Evite certos tipos de alimentos
Gesika Amorim explica que alguns alimentos, como queijos, vinhos e chocolates, são deflagradores da dor de cabeça, aumentando o incômodo. "Por isso, é importante que você tenha um diário da dor de cabeça, para que se possa entender quando e em que circunstâncias ela vem", finaliza a médica.
Leia mais: 6 alimentos que podem causar dor de cabeça
Quando a dor de cabeça se torna preocupante?
Apesar de ser uma dor comum e, normalmente, não apresentar nada grave, ainda é preciso se atentar aos sinais que a cefaleia pode trazer. A neuropsiquiatra Gesika Amorim conta que, se a dor de cabeça for constante e intensa, aparecendo por mais de 15 dias consecutivos, é necessário levar essa informação para o médico, a fim de descobrir a causa do sintoma.
Se você tem uma cefaleia que muda de padrão, ou seja, a dor era de um jeito e, de repente, se altera para outro, também é preciso se atentar. Além disso, o uso frequente de remédios para dor de cabeça pode causar a cefaleia por abuso de medicamentos. Portanto, a automedicação não deve ser realizada.
Fique atento ao surgimento de outros sintomas além da dor de cabeça, como enjoo, febre e sonolência, pois eles podem indicar um quadro mais sério de saúde. A vista disso, avaliação com um especialista é o meio ideal de identificar a causa e iniciar um tratamento adequado.