Redatora focada na produção de conteúdo para as editorias de família, beleza e alimentação.
Mesmo após ter completado seu primeiro ano de vida, alguns bebês podem estar apenas engatinhando ainda. Até os 18 meses, esse cenário é considerado normal. No entanto, de acordo com a pediatra Talita Rizzini, até um ano e meio, a marcha deve ser adquirida.
A criança tem um grande desejo por explorar o ambiente, imitar os adultos, compreender o funcionamento da linguagem e começar a se comunicar de maneira mais efetiva e buscar sua autonomia nas atividades propostas.
Por isso, com um ano e um mês o vocabulário começa a se expandir. A especialista afirma que nessa fase o esperado é que a criança saiba até seis palavras. Isso porque esse é um período de grande desenvolvimento intelectual.
Nessa idade a criança já tem condições de seguir a alimentação da família, mas é muito importante que este seja saudável e equilibrada, evitando o consumo de alimentos ultraprocessados e a ingestão de açúcar.
Aposte em brinquedos que possam trabalhar a coordenação motora fina e que incentivem a ação e reação, como blocos de encaixe, encaixe de formas e bolas. A leitura continua sendo uma atividade fundamental da rotina para estimular o desenvolvimento da linguagem da criança, além de permitir que ela explore seu imaginário.