Redatora especialista em conteúdos de alimentação e beleza, com colaboração para as editorias de família e saúde.
A gestação é um período bastante conturbado e repleto de questionamentos. Um dos assuntos mais pesquisados é a alimentação das grávidas.
Conversamos com profissionais da saúde sobre bife de fígado na gravidez. Saiba se o consumo do alimento é permitido nesta fase ou se apresenta riscos.
Bife de fígado na gravidez: pode ou não?
Alberto d'Áuria, ginecologista e obstetra da Maternidade Pro Matre Paulista foi bem enfático sobre o consumo do alimento.
"Bife de fígado pode e deve ser consumido por grávidas, pois ele oferece uma alta concentração de ferro, vitaminas e minerais. Contudo, o alimento precisa ser manipulado adequadamente e sempre preparado em alta temperatura para evitar infecções alimentares ou por parasitas, como a toxoplasmose", explica o médico.
Como preparar bife de fígado para grávidas
Assim como toda carne vermelha, o bife de fígado deve ser cozido sempre em alta temperatura, a fim de matar possíveis bactérias ou parasitas presentes no alimento.
A melhor forma de preparar bife de fígado é grelhado e temperado com sal, pimenta e alho, sendo dispensável o uso de óleo.
Quantidade segura de bife de fígado na gravidez
De acordo com a Lívia Munhoz, ginecologista, obstetra e especialista em reprodução humana da Huntington Medicina Reprodutiva, existe uma quantidade ideal de consumo de bife de fígado na alimentação de grávidas.
"Orientamos o consumo de até 150 gramas do alimento por semana, sempre bem passado", conclui a profissional.
Entenda o que pode colocar a gravidez em risco
Grávida pode fazer limpeza dos dentes?
Gravidez de risco: o que pode causar, sintomas e como identificar
Exames: quais são essenciais durante a gravidez?
Dentes sensíveis durante a gravidez: o que esperar e como conviver