Fisioterapeuta graduado pela Universidade de São Paulo (USP). Possui especialização em Fisiologia e Biomecânica do Apare...
iRedatora especialista em bem-estar, família, beleza, diversidade e cuidados com a saúde do corpo.
A capacidade pulmonar, que corresponde à quantidade de ar que nossos pulmões conseguem conter, varia de pessoa para pessoa. Quando praticamos alguns tipos de exercícios, a musculatura respiratória é fortalecida, aumentando o volume de ar que circula pelos órgãos, o que gera uma série de benefícios ao corpo.
"A capacidade de pegar o oxigênio do ar fica mais desenvolvida, assim como a capacidade de eliminar o gás carbônico. Além disso, também aumenta a nossa capacidade de puxar o ar, conseguindo encher os pulmões com mais facilidade", explica o fisioterapeuta Marcel Tomonori Sera.
Pessoas que possuem problemas respiratórios, como asma e bronquite, podem se sentir cansadas com mais frequência, apresentando falta de ar ao praticarem atividades simples do dia a dia. Fatores como sedentarismo e idade também influenciam na capacidade pulmonar, logo, fortalecer a saúde do pulmão traz um forte impacto positivo na rotina.
Porém, antes de realizar exercícios com esse objetivo, é importante que um médico seja consultado. Após a avaliação de um profissional capacitado, algumas técnicas respiratórias podem ser realizadas em casa, ajudando na melhora do sistema.
Exercícios respiratórios para fazer em casa
O fisioterapeuta Cadu Ramos ensina alguns exercícios respiratórios que, quando associados com movimentos de braços e pernas, trabalham o corpo como um todo e fortalecem a saúde do pulmão. As atividades apresentadas pelo especialista podem ser feitas diariamente, de uma a duas vezes por dia. Confira:
1 - Elevação de braços
Faça 3 séries de 3 repetições (idosos podem fazer sentados e os mais jovens em pé):
- Inspire o ar abrindo e elevando os braços para o lado
- Expire fechando-os em direção à lateral das pernas
- Agora, inspire o ar levantando os braços para frente
- Por fim, expire descendo em direção à frente das pernas.
2 - Mãos cruzadas
Faça 3 séries de 5 repetições:
- Sente-se em posição ereta de 90 graus
- Coloque as suas mãos cruzadas no peito
- Inspire e expire descendo o corpo em direção às coxas, abaixando e levantando o tronco em movimentos leves, sempre com as costas retas.
3 - Puxando o ar
Repita o exercício 3 vezes ao dia:
- Puxe o ar com força, até encher o pulmão completamente
- Solte o ar até esvaziar por completo
- Repita o processo, puxando e soltando o ar em dois tempos. Em seguida, mantenha o ar nos pulmões por 8 segundos, esvaziando os pulmões na sequência.
Além desses exercícios, o fisioterapeuta conta que é possível realizar brincadeiras no dia a dia que auxiliam no desenvolvimento pulmonar de crianças e idosos, como o ato de encher bexigas, assoprar velas e pega-pega. "Essas atividades estimulam o condicionamento físico e, consequentemente, trabalham os pulmões", finaliza Cadu Ramos.
Cuidando da respiração
Exercícios indicados para quem tem complicações respiratórias
Exercício com máscara faz mal? Veja como usar com segurança
Sete técnicas de respiração para mandar a ansiedade para bem longe