Redatora especialista em bem-estar, família, beleza, diversidade e cuidados com a saúde do corpo.
Por meio de uma série de vídeos postados em suas redes sociais no último domingo (20), Anitta revelou ter finalizado o tratamento contra a trombose, estando completamente curada da doença. A cantora havia sido internada em junho deste ano após o diagnóstico da condição, que foi descoberta ainda na fase inicial.
A trombose é uma doença responsável pela formação de coágulos sanguíneos em uma ou mais veias da região inferior do corpo, causando complicações como dores, inchaço, queimação e mudança na cor da pele.
Quando não tratada corretamente, ela pode levar à morte e foi justamente para alertar seus seguidores sobre essa possibilidade que Anitta recorreu à web. "Gente, foi um pedido da minha doutora dizer que a trombose é uma doença tratável, curável. Tem, sim, risco de morte. Muitas pessoas são diagnosticadas e não fazem o tratamento até o final e mata de verdade, dá embolia pulmonar, enfim, uma série de riscos", contou a cantora nos stories do Instagram.
Apesar de, na maioria das vezes, a trombose em mulheres ser relacionada com o uso de contraceptivos hormonais, essa doença pode ser causada por diferentes fatores, como hereditariedade, sedentarismo, tabagismo, machucados e ao passar muito tempo sentado, como no caso de vôos internacionais.
"Demorei três meses para completar meu tratamento, mas tem que fazer ele direitinho porque aí dá tudo certo. É uma doença muito grave, então, tem que se cuidar. Está tudo bem comigo", finalizou a artista, sem dar muitos detalhes do que precisou fazer para se livrar do problema.
Tratamento de trombose
Após o diagnóstico, o tratamento da trombose tem como foco principal impedir o crescimento do coágulo sanguíneo, evitando que ele avance para outras regiões do corpo, o que pode causar uma série de complicações graves, como insuficiência venosa crônica e até mesmo um AVC.
Entre os principais meios de tratamento, estão:
- Uso de diluidores do sangue, como anticoagulantes, que diminuem as chances de haver coagulação do sangue
- Uso de medicamentos para casos mais graves de trombose e também de embolia pulmonar, conhecidos como heparina
- Inserção de filtros na maior veia do abdômen para impedir que os coágulos sanguíneos se desloquem para os pulmões
- Meias de compressão para melhorar o edema causado pela trombose
Ao notar qualquer sintoma associado à doença, é importante buscar um especialista imediatamente. Em geral, os médicos que podem diagnosticar uma trombose são clínicos gerais, angiologistas, cirurgiões vasculares e até mesmo ginecologistas. Apenas um profissional pode indicar qual é o tratamento mais adequado para cada paciente.
Entenda mais sobre a trombose
Trombose pode matar? Conheça as complicações
Trombose venosa cerebral: sintomas, tratamentos e causas
Tromboflebite: sintomas, tratamentos e causas