Redatora especialista em família e bem-estar, com colaboração para as editorias de beleza e alimentação.
O glúten é uma proteína responsável pela flexibilidade dos alimentos, podendo ser encontrado em vários ingredientes do nosso dia a dia, como massas e cereais. Por isso, quando pensamos em uma dieta livre de glúten, parece impossível encontrarmos receitas e pratos que não contenham essa substância.
Porém, existem aqueles que precisam seguir um estilo de vida mais restrito, seja por opção ou necessidade, como no caso de pessoas com doença celíaca. Por isso, é vital saber quais alimentos podem ser ingeridos e quais cuidados tomar com a rotina de alimentação. Confira a seguir uma seleção de alimentos sem glúten:
Alimentos sem glúten
Frutas
A maioria das frutas, em seu estado natural, é livre de glúten e rica em diversas vitaminas, minerais e nutrientes, sendo grandes aliadas das dietas saudáveis. Entre as melhores opções para quem segue uma dieta gluten-free, estão:
Legumes e verduras
Além de serem alimentos naturalmente sem glúten, os vegetais também são a base de uma boa alimentação. Isso porque eles desempenham um papel importante no bom funcionamento do organismo, fornecendo fibras, vitaminas, ferro e outros nutrientes essenciais.
Com esses ingredientes, é possível criar uma ampla variedade de receitas sem glúten para todas as refeições, desde pratos frios a opções quentes. Algumas sugestões de legumes e verduras que devem fazer parte do cardápio diário são:
- brócolis
- alface
- couve de bruxelas
- couve-flor
- repolho
- cenoura
- pepino
- berinjela
- beterraba
Grãos e sementes
Existe uma série de grãos e sementes livres de glúten, que são alternativas perfeitas para substituir o trigo nas refeições, especialmente no café da manhã. Além disso, esses alimentos tendem a ser ricos em fibras e minerais, que são necessários para o desempenho adequado das funções do nosso organismo.
Embora muitos desses alimentos possam ser consumidos em sua forma natural, uma boa alternativa é investir em farinhas feitas a partir desses grãos. Assim, é possível preparar pães, massas, bolos e biscoitos que são totalmente gluten-free. Entre as opções, estão:
Carnes e peixes
As proteínas animais também são livres de glúten, por isso podem ser incorporadas ao cardápio restritivo. No entanto, é preciso se atentar ao preparo desses alimentos, principalmente em sua forma empanada ou em receitas que levam farinha de pão e demais ingredientes que possam conter glúten.
- salmão
- atum
- sardinha
- tilápia
- frango
- carnes vermelhas
- carne de porco
Ovos e laticínios
Os laticínios e os ovos cumprem um papel muito importante no organismo, especialmente quando falamos de alguns minerais, como o cálcio e potássio. E pode não parecer, mas esses produtos, em sua maioria, não contém glúten.
Com exceção dos alimentos in natura, é de suma importância verificar o rótulo desses produtos para identificar possíveis aditivos que contenham glúten (principalmente no caso de alimentos processados e industrializados). Mas, em geral, as opções liberadas para a dieta são:
- ovos, manteiga
- iogurte (puro e sem sabor)
- leite
- creme de leite
- queijo (verificar opção sem glúten)
Farinhas
Quando falamos em farinha, logo pensamos em pães e massas - conhecidos por serem ricos em glúten. A boa notícia é que encontrar farinhas sem glúten não é nada difícil e elas podem ser facilmente utilizadas em diversas receitas, tanto doces quanto salgadas. Entre as mais usadas, encontram-se:
- farinha de arroz, tapioca, farinha de milho, farinha de mandioca, farinha de soja, farinha de amêndoa, farinha de feijão, farinha de coco, araruta
Receitas sem glúten
Macarrão sem glúten de batata doce: veja como fazer em casa
Bolo de cenoura sem glúten preparado no liquidificador