Redatora especialista na cobertura de saúde, bem-estar e comportamento.
Aos 89 anos, a apresentadora Palmirinha Onofre precisou ser internada após apresentar um quadro de infecção urinária. Segundo informações divulgadas pelo portal QUEM, a cozinheira deu entrada no hospital Oswaldo Cruz, em São Paulo, no dia 22 de outubro, após ser levada por familiares à unidade de saúde. A notícia só foi divulgada para a imprensa nesta terça-feira (27).
Por conta da idade avançada, os médicos optaram pela internação para cuidados especiais, tratando a doença com antibióticos. De acordo com a assessoria de Palmirinha, ela está com um quadro estável, conversando e se alimentando bem, mas ainda não há previsão de alta. Mais informações sobre o estado de saúde da cozinheira devem ser divulgadas com um boletim médico liberado em breve.
Infecção urinária em idosos
A infecção urinária é uma doença infecciosa que pode ocorrer em qualquer parte do sistema urinário - rins, ureteres, bexiga e uretra, sendo mais comum nos dois últimos. É também conhecida como Infecção do Trato Urinário (ITU) e os sintomas, normalmente, incluem ardência ao urinar e incontinência urinária.
Em idosos, também há sintomas como apatia e até alteração do nível de consciência - o que pode levar muita gente a confundir o quadro com outros problemas de saúde, como o AVC. Geralmente, o tratamento da infecção urinária é feito com uso de antibióticos para eliminar a bactéria causadora da doença, assim como ocorreu no caso de Palmirinha.
De acordo com o urologista Paulo Mazili, se não for bem tratada, a infecção urinária em idosos pode desenvolver um quadro de sepse (infecção generalizada), o que pode levar à morte. Por isso, é importante ficar de olhos nos sinais apresentados pela pessoa de mais idade e buscar ajuda médica o mais rápido possível para evitar o agravamento do caso.
Infecção urinária
Chá para infecção urinária e outros tratamentos caseiros
Infecção urinária: como a homeopatia pode ajudar
Como evitar infecção urinária?