Nutricionista focada em emagrecimento, nutrição clínica, esportiva, materno-infantil e fitoterapia.
Os fitatos (ácido fítico) são compostos considerados como fatores antinutricionais presentes em alimentos de origem vegetal, que podem impedir ou dificultar a absorção de alguns nutrientes pelo nosso organismo. Este ácido fítico impede que a absorção de nutrientes aconteça de forma adequada.
Eles estão presentes em maior quantidade nos grãos e legumes, e interferem principalmente na absorção de minerais, como o ferro, zinco, magnésio e cálcio. Alguns exemplos de grãos que contém fitatos são:
- Feijões
- Lentilha
- Grão-de-bico
- Soja
- Ervilhas secas
O cuidado que devemos ter é buscar formas de diminuir a presença dele nos alimentos, para prevenir o estado de carência nutricional de algum micronutriente.
Isso não é uma grande preocupação para a maioria das pessoas, mas pode se tornar um problema durante os períodos de desnutrição, ou entre as pessoas que baseiam suas dietas quase exclusivamente em grãos e legumes.
Como eliminar os fitatos
É possível amenizar a presença destes fatores antinutricionais com alguns cuidados simples.
A maior parte do ácido fítico presente nas leguminosas é encontrada na pele do grão. Como muitos antinutrientes são solúveis em água, eles simplesmente se dissolvem quando os alimentos são imersos.
Então, uma ótima opção para amenizar seus efeitos pode ser deixando os grãos de molho durante a noite e desprezando esta água no dia seguinte, para só então prosseguir com o preparo.
Não é só no caso das leguminosas que a imersão funciona, os vegetais folhosos também podem ser colocados em molho de água para reduzir alguns dos seus fatores antinutricionais.