Redação formada por jornalistas especializados em alimentação, beleza, bem-estar, família, fitness e saúde.
Cultivar bons hábitos alimentares na vida adulta ajuda a manter a saúde em dia. Mas você sabia que eles devem começar ainda na infância? Sim, consumir os nutrientes adequados nos primeiros anos de vida colaboram não só para a saúde e o desenvolvimento infantil1, mas também para uma vida adulta mais saudável.
Para uma nutrição infantil adequada, a principal orientação também é optar por alimentos variados/coloridos e mais naturais1. Isso porque, quanto maior a variedade, mais grupos de vitaminas e minerais serão consumidos.
E o lugar onde esses nutrientes estão presentes em maior quantidade é justamente nos alimentos in natura1, uma vez que os alimentos processados vão perdendo potencial nutritivo a cada etapa industrial e ganhando conservantes2.
Com o aumento e a recorrência do consumo de alimentos processados a carência nutricional pode sim acontecer2, o que é prejudicial. Além disso, alguns pais e mães podem ter a impressão que seus filhos não comem o suficiente ou que eles recusam determinados alimentos, o que muitas vezes, não é apenas uma impressão2.
O que fazer para melhorar a alimentação infantil?
Com esse cenário cheio de novidades e desejos infantis, os pais podem se perguntar o que fazer e como cuidar da saúde da criança. Antes de tudo é preciso ter calma, pois essa recusa pode ser apenas uma fase2 causada por outro aspecto, como dentição, a troca de alimentos líquidos para sólidos e até mesmo a ampliação do cardápio.
Portanto, os pais podem continuar oferecendo alimentos saudáveis para seus filhos, mas fazendo mudanças no modo como essa comida chega até a criança. Nessa hora vale soltar a criatividade para montar lanches saudáveis2 para a lancheira da escola, mudar o local onde a criança come e a postura ao oferecer o alimento.
É fundamental lembrar que a vontade da criança1 precisa ser respeitada e não tentar forçar a alimentação, pois a recusa pode aumentar.
A suplementação alimentar na infância
Caso essa mudança na oferta dos alimentos não tenha sucesso, a consulta com um médico, caso do pediatra ou nutricionista, é essencial para avaliar a saúde da criança2. No consultório, o profissional tentará entender o estilo de vida familiar e da criança à fim de entender essa nutrição infantil.
Caso o especialista identifique a carência de nutrientes, ele pode oferecer a suplementação alimentar2. Pharmaton Vitawin 1 é um suplemento desenvolvido para o público infantil, por isso é composto por vitaminas e minerais fundamentais para essa fase da vida, caso da vitamina A e D.
Entre os principais nutrientes para a saúde da criança estão, justamente, minerais como cálcio, ferro, zinco1,2 e as vitaminas A, D, C1 e B123, que ajudam no desenvolvimento infantil, uma vez que atuam na melhora óssea4, reforçam o sistema imunológico5 e nas funções cognitivas3.
Lembre-se: a recomendação de uso para Pharmaton Vitawin 1 é de apenas duas gotas por dia, ou de acordo com a orientação do pediatra ou nutricionista da criança.
Referências:
1 - Sociedade Brasileira de Pediatria. Manual de Orientação - Departamento de Nutrologia. 3ª edição. Versão ampliada. Disponível em: https://www.sbp.com.br/fileadmin/user_upload/pdfs/14617a-PDManualNutrologia-Alimentacao.pdf. Acesso em 08 de julho de 2020.
5 - Weydert, J.A. Vitamin D in Children?s Health. Children (Basel). 2014 Sep; 1(2): 208?226. doi: 10.3390/children1020208