Graziela Siqueira, nutricionista materno infantil da Perinatal. Enfermeira generalista. Assistência e gerência de setor...
iRedatora especialista em conteúdos sobre saúde, beleza, família e bem-estar, com foco em qualidade de vida.
O consumo de chás e ervas durante a gravidez é um tema bastante discutido entre as gestantes. Muitas pessoas indicam o uso das plantas para aliviar alguns sintomas comuns da gestação, como náusea e vômitos, insônia e enjoo.
Porém, não existe um consenso científico sobre os efeitos que os chás podem ter no corpo da mãe e do bebê, causando muita insegurança na hora do consumo. O chá de hortelã está entre os que causam mais dúvidas sobre ser ou não seguro de consumir durante o período gestacional.
Veja o que dizem os especialistas e saiba se grávida pode tomar chá de hortelã.
Grávida pode tomar chá de hortelã?
Apesar de ajudar na redução dos gases e evitar a má digestão, o consumo excessivo do hortelã durante a gravidez pode não ser benéfico. O alerta é feito pela nutricionista materno infantil da Perinatal, Graziela Siqueira.
"Hortelã é um possível causador de contrações uterinas, podendo induzir abortos espontâneos, partos prematuros ou baixo peso do bebê ao nascer", explica.
A nutricionista ainda lista outros chás que podem ter um efeito parecido como o de hortelã no corpo da gestante. São eles:
Quantidade segura de chá de hortelã na gravidez
A indicação de Graziela Siqueira é não consumir nenhum tipo de chá de ervas durante o período gestacional. Mas, caso consuma, que seja moderadamente. Essa dica também vale para o chá de hortelã. Para que os possíveis riscos que a erva traz à saúde da gestante e do bebê não ocorra, o ideal é não consumir o chá com muita frequência.
Caso você queira consumir a bebida moderadamente, o ginecologista do Hospital Brasília, Marcus Vinícius, aconselha que, ao preparar o chá de hortelã, sejam utilizadas as folhas naturais da planta. Isso porque elas possuem maior concentração de polifenóis e vitaminas.
"O processo de industrialização ajuda a perder estes compostos voláteis. A depender da forma que é realizado, pode até mesmo aumentar a concentração de metais pesados ou compostos tóxicos, principalmente para a gestante", enfatiza o médico.
Remédios na gravidez
Grávida pode tomar paracetamol?