Graduação em Fisioterapia pela PUC-Campinas. Especialização em Fisioterapia Músculo-Esquelética (formato de residência m...
iQuem passa o dia no trabalho sabe bem que o horário do almoço não serve apenas para se alimentar: neste intervalo podemos descansar, ir ao banco, pagar contas e, por que não, praticar atividades físicas simples, colocando o corpo em movimento.
Encontrar tempo para se exercitar parece impossível quando se tem uma rotina agitada. Mas a falta de movimento pode contribuir para aquela dorzinha nas costas no fim do expediente ou cansaço depois de horas e horas de uma reunião.
O sedentarismo pode implicar não somente em dores, mas também em problemas de saúde mais graves, como o aumento do colesterol e da pressão arterial, além de problemas cardiovasculares e articulares.
Isso se agrava ainda mais nas pessoas que trabalham muito tempo em frente ao computador em uma posição desconfortável. Ao final do dia, a sensação é de que as articulações estão rígidas e que os músculos estão tensos.
O recomendado, com ou sem exercícios, é se movimentar pelo menos a cada uma hora. Como fisioterapeuta posso afirmar que é importante criar hábitos saudáveis e, por isso, costumo indicar a realização de alguns exercícios rápidos e práticos para serem feitos no trabalho.
Pensando nisso, separei alguns destes exercícios que podem ser feitos em 10 minutos. Essas atividades não requerem nenhum equipamento, então você pode fazer em qualquer lugar que funcione melhor para você.
4 exercícios para fazer no trabalho
Realize cada movimento mencionado abaixo por dois minutos, fazendo uma pausa de 30 segundos após cada exercício. Faça quantas repetições conseguir durante esse tempo.
1. Agachamento de peso corporal
Comece em pé com os pés na mesma distância dos quadris. Então, agache sem deixar os joelhos passarem a linha dos dedos dos pés. Observe se seu peso está sobre os calcanhares e mantenha o peito para cima. Continue por dois minutos.
2. Flexão de braço
Comece na posição de uma prancha alta (palmas no chão e braços esticados) com as mãos separadas na largura dos ombros. Então, dobre os braços e abaixe o peito o mais próximo possível do chão. Empurre de volta para a posição inicial. Continue por dois minutos.
3. Prancha com rotação em T
Comece em uma prancha alta com os pés separados na distância do quadril. Então, gire todo o seu corpo para a direita, levantando o braço direito e ficando apenas com o braço esquerdo apoiado no chão. Faça esse movimento por um minuto, descanse por 30 segundos e repita no lado oposto.
4. Flexão oblíqua em pé
Fique de pé com os pés afastados na largura do quadril, as mãos atrás da cabeça e os cotovelos afastados. Levante o joelho esquerdo em direção ao cotovelo direito. Traga o pé esquerdo de volta e repita do outro lado, levantando o joelho direito em direção ao cotovelo direito. Continue por dois minutos, alternando os lados em cada repetição.