Redatora especialista em bem-estar, família, beleza, diversidade e cuidados com a saúde do corpo.
Uma pesquisa feita por cientistas da Universidade de Medicina da Prefeitura de Kyoto, no Japão, revelou que há uma relação entre o tamanho do nariz e o comprimento peniano flácido.
O estudo, feito entre abril de 2015 e março de 2019, contou com a análise de 126 corpos disponibilizados pelo instituto forense da universidade. Todos os corpos masculinos tinham entre 30 e 50 anos, e o tempo de morte era de até 3 dias.
Durante a autópsia, foram tiradas medidas como peso, altura, circunferência peniana, comprimento peniano flácido, pesos testiculares direito e esquerdo, peso da próstata e tamanho do nariz.
O tamanho do nariz foi medido pela distância entre o ponto médio dos dois olhos e a parte externa das asas do órgão - não à ponta dele. O resultado revelou que essa medida está relacionada com o comprimento peniano flácido e ereto, mas não há relação com a circunferência do pênis.
A conclusão feita pelos cientistas foi que narizes que apresentaram um tamanho maior estão relacionados a um pênis mais comprido.
Segundo os pesquisadores, o fato de o tamanho do nariz estar relacionado ao tamanho ereto do órgão sexual indica que o comprimento do pênis não pode ser determinado pela idade, altura ou peso corporal, e sim por fatores genéticos existentes antes do nascimento.
"Compreender o processo de crescimento do pênis ou das características faciais pode ser muito importante para extrapolar os níveis de androgênio fetal e acompanhar as funções genitais masculinas", declararam os autores do estudo.
Tamanho do pênis
O tamanho do pênis ainda é um tabu relacionado ao comportamento masculino. Esta questão, entretanto, não deveria ser um problema, pois o tamanho normal do pênis ereto é entre 10 e 16 cm, de acordo com o urologista Marcos Dall'Oglio.
Um órgão genital só é considerado "micropênis" quando tem menos de 4 cm flácido, e tamanho inferior a 7 centímetros quando ereto - o que é bastante raro.
"E o tamanho não é importante para a performance sexual. Ele também não está relacionado com a virilidade do homem", lembra Dall'Oglio.
Segundo o urologista Valter Javaroni, o comprimento peniano depende da influência genética do indivíduo, entre outras características físicas.
De acordo com ele, a maior parte do desenvolvimento do pênis ocorre durante a puberdade, período em que também ocorre o aumento do tamanho dos testículos e a consequente elevação dos níveis do hormônio masculino, a testosterona.
Fatores que podem interferir no tamanho do pênis, além da genética, são doenças endocrinológicas, falta de nutrientes, estresse severo e outras condições que interfiram na elevação de testosterona.
Mais sobre tamanho do pênis
- 13 fatos que você não sabia sobre o pênis
- Como a comida afeta o tamanho do pênis, ereção e fertilidade
- Pênis pequeno pode estar relacionado a doenças