Redatora especialista em bem-estar, família, beleza, diversidade e cuidados com a saúde do corpo.
A dança é uma das manifestações artísticas mais antigas do mundo. Por meio de seus movimentos, diferentes tipos de sentimentos podem ser expressados com o próprio corpo, o que torna essa prática algo universal, quebrando barreiras entre culturas e idiomas.
Além disso, dançar também pode ser uma maneira de se exercitar ou contar uma história. E, de vez em quando, todos os objetivos por trás dessa atividade podem se unir.
A África, continente formado por 54 países, é um dos locais mais importantes na história da humanidade. Inúmeros personagens que mudaram o mundo vieram de lá, assim como múltiplos costumes e tradições que foram incorporadas na construção da cultura de diversos países.
Com o surgimento de ritmos musicais como o AfroBeat, as danças africanas ganharam maior destaque nos últimos anos. Formada a partir de uma mistura de passos que, em sua maioria, representam costumes de diferentes tribos e povos, essa prática carrega grande influência ancestral.
Para te ajudar a conhecer esse tipo de dança, separamos algumas coreografias que vão te incentivar a conhecer, valorizar e incluir os movimentos africanos na sua rotina. Confira:
1- Jerusalema
Composta pela cantora sul-africana Nomcebo, a canção "Jerusalema", lançada em dezembro de 2019, se tornou um dos hits mais populares em diversos países do mundo.
2- Coupé decalé
Criada por imigrantes da Costa do Marfim, o coupé decalé ganhou vida em clubes africanos no norte de Paris.
3- Dança contemporânea africana
Por meio de uma mistura de gêneros e ritmos, a dança contemporânea valoriza a liberdade na manifestação dos movimentos sem que técnicas específicas precisem ser seguidas.
4- AfroBeat
Assim como os diferentes estilos musicais que integram o AfroBeat, as suas coreografias também são criadas a partir do mix de movimentos típicos de outras danças africanas.
5- Sangra
O movimento faz parte do ritmo Afro House, que ganhou popularidade na África do Sul.
6- Capoeira
Conhecida como uma manifestação cultural afro-brasileira, a capoeira não possui um conceito único, variando como uma forma de arte, música, dança e esporte.
Aula de dança em casa
Antes de iniciar qualquer atividade física, é importante conhecer as próprias limitações e características do corpo. Caso algum movimento acabe manifestando dor ou incômodo, é recomendado que ele não seja repetido até que haja a avaliação médica.
Além disso, é importante manter a hidratação, ingerindo uma quantidade suficiente de líquidos, evitando complicações durante os exercícios. Confira outros cuidados e benefícios de fazer aula de dança em casa aqui.