É especialista em temas relacionados a lifestyle, saúde e bem-estar, além de entusiasta da alimentação saudável sem neuras.
iFicar com o nariz entupido é uma situação que pode incomodar bastante qualquer pessoa. E isso não é diferente no caso de bebês e crianças, que costumam sofrer com esse desconforto durante episódios de gripe ou resfriado, especialmente nas épocas mais frias do ano.
Pensando nisso, a apresentadora Fernanda Lima resolveu usar o espaço de suas redes sociais para dar uma dica valiosa a outras mamães e papais. Acompanhada de sua filha caçula, Maria Manoela, de 1 ano e 7 meses, a artista gravou um vídeo para mostrar como é possível desentupir o nariz dos pequenos de forma simples, rápida e indolor.
Como desentupir o nariz de bebês
No melhor estilo de tutorial caseiro, Fernanda explicou uma técnica de lavagem nasal que é amplamente indicada por pediatras para desentupir o nariz de crianças. Segundo a apresentadora, o procedimento em questão serve para o "caso de síndromes gripais com produção de muco, pois evita que a secreção se acumule nas vias aéreas e facilita a respiração, dando mais conforto ao bebê".
"Além disso, a lavagem diminui o risco de complicações por acúmulo de secreção, como otite e sinusite", acrescentou a artista na legenda do vídeo, postado no Instagram. Ainda de acordo com ela, o que varia é a quantidade de soro. Portanto, antes de realizar a técnica em casa, é fundamental consultar um pediatra para garantir a segurança do método.
Em resumo, o procedimento demonstrado por Fernanda Lima utiliza apenas uma seringa e soro fisiológico. O líquido é aplicado diretamente (e em jato) na narina da criança, lavando o nariz internamente e eliminando todo o muco que está obstruindo as vias respiratórias.
Dicas para fazer lavagem nasal em crianças
Na postagem, a apresentadora também aproveitou para passar algumas informações adicionais sobre o método, como: trocar periodicamente as seringas descartáveis para evitar contaminação, amornar o soro para dar conforto na lavagem e aumentar a eficácia, lavar as narinas com fluxo contínuo e não muito rápido, e manter a criança em posição sentada, com a cabeça levemente inclinada.
"O soro que entra pode sair do outro lado, do mesmo lado ou ser engolido. Ele não vai para o pulmão e nem para o ouvido", reforça a artista na publicação. Por fim, Fernanda conclui o vídeo fazendo a lavagem em seu próprio nariz, mostrando que dar o exemplo é uma ótima maneira de "convencer" os pequenos a fazer a lavagem.
Em entrevista ao Minha Vida, a otorrinolaringologista pediátrica Renata Garrafa, do Hospital Paulista, afirma que a aplicação do soro é suficiente para realizar a limpeza nasal nos pequenos. No entanto, quem quiser, pode também usar o aspirador para realizar uma limpeza mais completa. O procedimento pode ser realizado até duas vezes ao dia.
Assista ao vídeo completo de Fernanda Lima clicando aqui.
Cuidados com bebês
Banho dos bebês no inverno pede mais atenção das mães
Febre em bebê: o que fazer quando ela aparece?
Vacinas do bebê: veja calendário até um ano e três meses