Redatora especialista em família e bem-estar, com colaboração para as editorias de beleza e alimentação.
*Conteúdo Patrocinado
O iogurte é figurinha carimbada no café da manhã ou no lanche, mas também vai bem em receitas salgadas e em uma série de sobremesas saborosas. Fonte de nutrientes como proteínas, cálcio e vitaminas, ele também é probiótico e, por isso, é considerado um alimento funcional e aliado da boa saúde.
O iogurte também é versátil, e você pode escolher aquele que cabe melhor na sua rotina, de acordo com sua necessidade. Para isso, saiba mais sobre como esse alimento é feito, os tipos que são mais facilmente encontrados e redescubra o iogurte.
Bactérias do bem
O iogurte é um alimento lácteo feito pela fermentação bacteriana do leite. As bactérias usadas na produção são conhecidas como "culturas de iogurte", e elas fermentam a lactose - açúcar natural encontrado no leite.
Esse processo produz o ácido lático, substância que faz com que as proteínas do leite coalhem, dando ao iogurte seu sabor e textura característicos.
Tipos de iogurte
Como podemos ver nas prateleiras dos supermercados, existem diversos tipos de iogurte, cada um com seus valores nutricionais. Saiba mais sobre alguns deles:
O iogurte natural ou integral é obtido a partir da fermentação do leite por bactérias e geralmente não contém adição de outros ingredientes a não ser os das substâncias vindas do próprio leite.
Há também o iogurte grego, que possui uma textura mais cremosa e espessa que o iogurte comum, além de ter um sabor mais acentuado e conter uma concentração mais alta de proteínas.
O iogurte desnatado é bastante parecido com o tradicional, no entanto há uma redução de gorduras, assim como no leite desnatado.
Afinal, o iogurte é saudável?
A resposta é sim, pois como falamos lá no começo o iogurte é repleto de nutrientes. Ele conta com uma quantidade generosa de cálcio e proteínas, além de vitaminas B e minerais, incluindo potássio, fósforo e magnésio. Tal combinação fornece nutrientes ao organismo e mais saciedade.
Também é fonte de probióticos, que ajudam a digerir a lactose, tornando o alimento geralmente tolerável até para aqueles que não podem comer laticínios. Além de apoiar a digestão e contribuir para a flora intestinal, diversas pesquisas sugerem que os probióticos contidos no iogurte podem auxiliar também no funcionamento do sistema imunológico.
Entretanto, vale alguns cuidados na hora de escolher o alimento. A dica é ler o rótulo e prestar atenção aos ingredientes. Há diversos produtos com adição de açúcar, sabores artificiais, corantes, estabilizantes e conservantes. Há também aqueles com uma lista bem reduzida de ingredientes, como o Iogurte Natural Nestlé, por exemplo, que leva apenas leite e fermento. Ou os produtos "zero", como o Molico Triplo Zero, 0% de gorduras totais, 0% adição de açúcares e sem lactose.
A dica é descobrir qual cabe na sua rotina e explorar novos sabores e combinações. Para mais ideias, visite A Iogurteria Nestlé, espaço recheado de conversas gostosas e inspirações para você incluir o alimento no seu dia a dia e aproveitar todos os benefícios do iogurte.