Redatora especialista em conteúdos de alimentação e beleza, com colaboração para as editorias de família e saúde.
A chicória é um vegetal normalmente consumido em saladas e refogados, apresentando um sabor amargo característico. Já em termos nutricionais, ela possui um alto teor de fibras e vitaminas, sendo uma ótima opção para quem busca por uma rotina alimentar equilibrada.
Além de sua forma mais comum, a verdura também possui um derivado curioso: o café de chicória. Pouco conhecido, o produto nada mais é que uma bebida feita a partir da raiz da planta torrada e moída - e, sim, ela possui um sabor bastante similar ao do café comum.
Por que consumir café de chicória?
De acordo com a nutricionista Karla Maciel, algumas pessoas são mais sensíveis ao teor de cafeína presente no café tradicional e necessitam de substituições. Dessa forma, a indústria de alimentos oferece diversos substitutos, os chamados "cafés em grãos". Eles podem ser produzidos a partir da raiz da chicória torrada ou outras fontes, como a beterraba e a alcachofra.
Na prática, o café de chicória não possui qualquer teor de cafeína em sua composição. "Sendo assim, para quem busca por bem-estar, quer reduzir ou necessita restringir o consumo de cafeína no dia a dia, essa bebida é uma alternativa promissora", explica a especialista.
Benefícios do café de chicória
Os benefícios do café de chicória vão além da ausência de cafeína. Segundo a nutricionista Juliana Vieira, a bebida ainda auxilia na manutenção da boa saúde como um todo, incluindo vantagens como:
- É fonte de ferro
- É fonte de antioxidantes
- Melhora o sistema digestivo
- Possui propriedades diuréticas
- É fonte de vitaminas A, B, C e D
- Melhora a função do fígado e dos rins
- É aliado do bom funcionamento do intestino
- Auxilia na redução dos níveis de colesterol e glicose no sangue
Como fazer café de chicória
As maiores vantagens do café de chicória são justamente poder prepará-lo e consumi-lo normalmente, como um café comum, e a qualquer hora do dia. "Por não ter cafeína, ele também pode ser ingerido à noite, não interferindo diretamente na qualidade do sono", informa a nutricionista Karla Maciel.
Atualmente, é possível encontrar o café de chicória à venda em alguns mercados especializados, lojas de produtos naturais ou até mesmo na internet. Contudo, como é um produto pouco conhecido, o preço ainda é bastante elevado.
Por isso, confira o passo a passo ensinado pela nutricionista Lys Araújo para fazer o seu próprio café de chicória em casa:
1. Compre a quantidade de raiz de chicória que preferir;
2. Sem descascar, pique toda a raiz;
3. Coloque os pedaços da raiz em uma assadeira e leve ao forno preaquecido a 180°C até que fiquem dourados. Atente-se para que os pedaços não queimem.
4. Retire a assadeira do forno e deixe esfriar;
5. Moa a raiz da chicória assada com auxílio de um processador ou até mesmo de um liquidificador;
6. Faça o café com o pó da raiz de chicória assada como de costume, utilizando um coador de pano ou papel e água potável;
7. Se desejar, adoce.