Redatora especialista em bem-estar, família, beleza, diversidade e cuidados com a saúde do corpo.
O senador José Serra (PSDB-SP), de 79 anos, foi diagnosticado com Parkinson após passar por avaliações neurológicas na última semana. Ainda no estágio inicial da doença, o político ficará afastado de suas atividades no Senado para o tratamento da complicação.
Segundo um comunicado feito por sua equipe, Serra usará sua licença de 4 meses para que ocorra o período de adaptação à medicação. Além disso, o parlamentar irá tratar um distúrbio de sono durante o afastamento.
"O parlamentar encontra-se em bom estado de saúde, mas optou pelo afastamento para que seu suplente, José Aníbal, possa assumir, sem deixar a cadeira de senador por São Paulo em vacância durante o período do tratamento experimental", diz a nota.
Em julho, Serra foi submetido a um cateterismo, com a colocação de um stent - próteses cilíndricas posicionada dentro dos vasos sanguíneos - em uma das artérias do coração. O senador também chegou a ser internado após contrair a COVID-19, mas recebeu alta logo após a recuperação.
Sintomas de Parkinson
Parkinson (CID 10 - G20) é uma doença progressiva que afeta principalmente o cérebro, sendo caracterizada por tremores, dificuldade para se movimentar e prejuízos na coordenação motora.
Também chamado de Mal de Parkinson ou Doença de Parkinson (DP), trata-se de patologia crônica do sistema neurológico, ainda sem cura e imprevisível. Considera-se um dos principais distúrbios nervosos na terceira idade.
O Parkinson pode afetar apenas um ou ambos os lados do corpo, e o grau de perda de funções causada pela doença pode variar dependendo do caso.
Os sintomas costumam ser mais suaves no início, incluindo:
- Tremores
- Lentidão dos movimentos
- Rigidez muscular
Confira outros sintomas do Parkinson e formas de tratar a doença.