Redatora especialista em conteúdos sobre saúde, família e alimentação.
Embora não esteja tão presente na rotina alimentar do brasileiro, sendo normalmente substituída pelo feijão, a lentilha é uma leguminosa rica em vitaminas e minerais, associada a diversos benefícios à saúde. Fonte de fibras, ácido fólico, vitamina B6, magnésio, ferro e triptofano, ela atua principalmente na diminuição dos níveis de colesterol e na prevenção e tratamento de anemia.
Além disso, a lentilha é uma ótima opção para quem está de dieta: cerca de 30% de suas calorias vêm da proteína e ela também pode ser preparada sem qualquer adição de gordura (em especial, os acompanhamentos tradicionais, como bacon e linguiça). Assim, temperos como alho, cebola e sal são suficientes para garantir que o prato fique saboroso e sem o valor calórico elevado.
Entre os principais benefícios da leguminosa, é possível destacar:
- Ajuda a diminuir o colesterol ruim
- Fortalece o sistema imunólogico
- Previne e trata a anemia
- Contribui para a saúde do sistema cardiovascular
- Aumenta a sensação de saciedade
- Ajuda a diminuir as taxas de açúcar no sangue, prevenindo o diabetes
- Contribui para o trânsito intestinal
Em vista a tantos benefícios, adicionar a lentilha na alimentação (substituindo o feijão, por exemplo) é uma ótima forma de diversificar a rotina de forma saudável. Felizmente, a leguminosa é extremamente versátil e, a partir dela, diversos pratos podem ser preparados. Pensando nisso, o Minha Vida listou sete receitas com lentilha para você aproveitar todas as vantagens desse ingrediente. Confira:
1. Hambúrguer de lentilha vegano
Fácil de preparar, a opção vegana de hambúrguer leva outros ingredientes super nutritivos além da lentilha, como tahine e psyllium. Este último, em especial, é uma fibra solúvel natural, extraída da casca da semente da erva Plantago Ovata, capaz de limpar as toxinas e resíduos do organismo.
Apesar de ter um excelente efeito laxante, a psyllium não causa diarreia ou dores abdominais - pelo contrário, ela ajuda a regular o trânsito intestinal. Assim, o hambúrguer é uma opção diferente e saudável para qualquer refeição.
2. Croquete de lentilha vegano
Rico em proteínas e minerais, o croquete de lentilha é uma ótima pedida para petiscos ou até mesmo como o prato principal da refeição. Além disso, é super fácil de fazer e leva poucos ingredientes, entre eles os cogumelos, que são excelentes fontes de vitaminas do complexo B e previnem doenças intestinais.
3. Salada de lentilha à vinagrete
Nada melhor para acompanhar a refeição do que uma salada colorida, não é? Nessa receita, a nutricionista explica o passo a passo e ainda dá dicas de como deixá-la mais refrescante. E o melhor: leva somente sete ingredientes simples, sendo a lentilha o principal deles. Veja a receita e como prepará-la.
4. Bolinho de lentilha com brócolis
Saboroso e nutritivo, o bolinho de lentilha normalmente é um dos snacks preferidos das crianças no lanche da tarde. Nessa receita, o brócolis se alia às lentilhas como uma excelente fonte de vitamina C e cálcio, ajudando a diminuir as taxas de colesterol e prevenindo doenças cardiovasculares.
5. Sopa termogênica
Ideal para as noites mais frias, a sopa termogênica de lentilha é uma daquelas opções práticas para quem não quer abusar no jantar ou deixar o sabor de lado. Aqui, a combinação é anti-inflamatória: ela ajuda a melhorar a imunidade e auxilia na queima de gorduras. Com ingredientes saborosos e fáceis de encontrar, a sopa demora menos de 30 minutos para ficar pronta.
6. Falafel assado
Muitas pessoas não sabem, mas é possível deixar o falafel mais saudável mudando apenas sua forma de cocção. Essa é uma receita prática que, embora contenha muitos ingredientes, é simples de fazer e resulta em uma combinação de benefícios, especialmente pela presença do zahtar - uma mistura de especiarias comum na culinária árabe e que atua como anti-inflamatório, melhorando dores intestinais e combatendo a falta de memória e sono.
7. Sopa de lentilha vermelha
Ainda que as lentilhas marrons também sejam muito saudáveis, as lentilhas vermelhas possuem um sabor suave e cozinham com facilidade, em razão de serem muito macias. Por isso, também são mais digestivas, com baixo teor de gordura e ainda fornecem uma grande quantidade de nutrientes, perfeitas para compor uma receita de sopa como essa. Confira o passo a passo da receita.