Redatora especialista em conteúdos de alimentação e beleza, com colaboração para as editorias de família e saúde.
*Conteúdo Patrocinado
Quando o assunto é saúde dos ossos, a osteoporose é um dos problemas mais lembrados. Isso porque a doença, caracterizada pela baixa quantidade de massa óssea e pela deterioração do tecido ósseo1, afeta 200 milhões de pessoas no mundo e 10 milhões só no Brasil2.
Com a osteoporose, atividades simples como caminhar ou subir escadas tornam-se mais delicadas, uma vez que a osteoporose deixa o osso poroso e frágil, aumentando a suscetibilidade à fratura e prejudicando a mobilidade do indivíduo1.
De acordo com a Fundação Internacional da Osteoporose (IOF, na sigla em inglês)3, anualmente, a doença causa mais de 8,9 milhões de fraturas osteoporóticas, resultando em uma a cada três segundos. Separando por gênero, as mulheres são as mais afetadas pelas fraturas decorrentes da osteoporose.
Após a menopausa, que se inicia aproximadamente aos 50 anos, as mulheres devem redobrar os cuidados com a saúde óssea, uma vez que a perda óssea é mais acelerada graças à diminuição do estrogênio4.
É fato que, com a idade, todos os indivíduos têm uma perda de massa óssea5, o que significa que o risco de ter osteoporose também aumenta conforme envelhecemos. É por este motivo que medidas para construir ossos fortes são essenciais para a prevenção da doença. Veja abaixo como.
Como prevenir a osteoporose?
Garantir uma dieta nutritiva com a ingestão adequada de cálcio6 e vitamina D - que assegura a absorção do mineral - é o primeiro passo. Por meio do consumo adequado desses nutrientes, você manterá seus níveis balanceados para a formação e manutenção da densidade óssea.
Além do cálcio ser encontrado em alimentos como leite, iogurte, queijo, nozes, sardinha e couve4, e a principal fonte de vitamina D ser a luz solar, esses nutrientes podem também ser adquiridos via suplementos alimentares de cálcio e vitamina D, que auxiliam na formação e manutenção de ossos e dentes.
Você também pode investir em cuidados como:
- Prática regular7 de atividade física: a atividade física é essencial na prevenção da osteoporose, já que ela deixa o esqueleto como um todo mais resistente. E como o tecido ósseo tem que transformar a carga mecânica em energia, ela fortalece a estrutura, desempenhando um papel importante na prevenção da doença.
Os exercícios mais indicados são os de resistência (musculação), aeróbicos (caminhada e corrida) e pilates (aumenta a massa óssea e ainda melhora o alongamento). Essas práticas também trabalham o equilíbrio e os reflexos, o que ajuda a evitar quedas.
- Evite fumar e beber6: ambos os hábitos fazem mal à saúde dos ossos. Estudos mostram que quanto maior o consumo, maior o risco de fraturas e, consequentemente, de a pessoa ter osteoporose;
- Faça densitometria óssea8: especialmente mulheres com 45 anos mais ou que estão no período da menopausa devem fazer o exame que avalia a massa óssea e ajuda no diagnóstico da osteoporose.
Em caso de dúvidas, procure seu médico.
Referências
1 - Consensus statement: osteoporosis prevention and treatment in Latin America?current structure and future directions. Archives of Osteoporosis. Disponível em: https://link.springer.com/article/10.1007/s11657-018-0505-x2 - The burden of osteoporosis in four Latin American countries: Brazil, Mexico, Colombia, and Argentina. Journal of Medical Economics. Disponível em: https://www.ncbi.nlm.nih.gov/pubmed/308355773 - What is Osteoporosis. International Osteoporosis Foundation (IOF). Disponível em: https://www.iofbonehealth.org/what-is-osteoporosis4 - BEDANI, Raquel, ROSSI, lizeu Antonio. O consumo de cálcio e a osteoporose. Disponível em: http://www.uel.br/revistas/uel/index.php/seminabio/article/view/36035 - Preventing Osteoporosis. International Osteoporosis Foundation (IOF). Disponível em: https://www.iofbonehealth.org/preventing-osteoporosis6 - Osteoporosis Prevention, Screening, and Treatment: A Review. Journal of Women?s Health. Disponível em: https://www.ncbi.nlm.nih.gov/pmc/articles/PMC4089021/7 - Physical approach for prevention and treatment of osteoporosis. Arquivos Brasileiros de Endocrinologia & Metabologia. Disponível em: http://www.scielo.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S0004-273020100002000138 - Vertebral fracture assessment (VFA) with a densitometer predicts future fractures in elderly women unselected for osteoporosis. Journal of Bone and Mineral Research. Disponível em: https://www.ncbi.nlm.nih.gov/pubmed/18505372