Redatora especialista em conteúdos sobre saúde, família e alimentação.
O que é esqualano?
O esqualano é um óleo natural extraído de fontes vegetais e forma estável do esqualeno, ativo obtido do óleo de fígado de uma raça particular de tubarão, chamada Squalidae. Inicialmente, ele surgiu como uma alternativa de tratamento preventivo para o câncer.
O esqualeno é uma substância produzida naturalmente pela pele humana desde o nascimento, com a função de hidratar e manter a barreira de proteção cutânea, prevenindo sinais de envelhecimento precoce e outros fatores que favorecem o aparecimento de manchas e dermatites. No entanto, após os trinta anos de idade, a produção de esqualeno diminui consideravelmente, bem como outros elementos estruturais, como o colágeno e elastina.
Entretanto, o esqualeno é um ativo instável em seu estado natural - e oxida em contato com o ar, perdendo seus benefícios. É aí que entra o esqualano que, ao passar por um processo biotecnológico de hidrogenação, torna-se uma versão mais estável e eficaz do óleo.
Durante muitos anos, os laboratórios de cosméticos buscaram recriar uma estrutura parecida do esqualeno a partir de fontes vegetais. Não somente para ter uma versão potente e facilmente administrável da substância, mas para diminuir o impacto ambiental causado pela pesca predatória de tubarões. Desde 2009, a produção do esqualano através de origem animal foi proibida.
Hoje, diversas marcas de cosméticos utilizam o ativo proveniente de plantas, como azeitonas e farelo de arroz, além de óleos vegetais, incluindo sementes de amaranto, gérmen de trigo e cana-de-açúcar.
Para que serve?
O esqualano é reconhecido como o hidratante mais potente da biologia. Por ser um produto biocompatível, a pele o absorve rapidamente, sem deixar uma sensação oleosa e pegajosa. Em razão disso, é indicado para todos os tipos de pele.
"Os óleos ideais para aplicação na pele oleosa têm textura mais leve, sendo facilmente espalhados e absorvidos. Por terem um bom rendimento, duram muito tempo", afirma Heloisa Olivan, cosmetologista do Instituto Olivan.
Segundo a especialista, o esqualano pode ser combinado com outros ingredientes cosméticos e também utilizado em vários tipos de formulação além do skincare, como o bodycare, haircare e produtos de maquiagem.
Benefícios do esqualano para a pele
Uma pele hidratada é também uma pele que funciona como barreira de proteção contra a entrada de alérgenos, micro-organismos e poluentes contidos no ar, conforme ressalta a doutora Olivan.
Além de ser um dos hidratantes mais eficientes disponíveis hoje no mercado, o esqualano também conta com um sensorial agradável e tem excelente biocompatibilidade com a pele. Inclui-lo na rotina de skincare pode atribuir diversos benefícios à saúde da cútis. Segundo Heloisa Olivan, são eles:
- Hidrata a pele e contribui para a manutenção da barreira de proteção cutânea
- Restaura a elasticidade e flexibilidade da cútis, diminuindo a aparência de rugas e linhas de expressão
- Acalma dermatites e sensibilidades cutâneas
- Pode ser combinado com óleos essenciais, aumentando consideravelmente seus benefícios em diferentes tipos de tratamentos
- É uma alternativa limpa e suave aos produtos agressivos
- Melhora a textura da pele, diminuindo a quantidade e aparência dos microrrelevos cutâneos.
Pele oleosa pode utilizar esqualano no skincare?
Devido à sua enorme capacidade de absorção, o esqualano é um ativo livre para todos os tipos de pele, incluindo a oleosa.
"Existe uma falsa ideia de que pele oleosa não precisa de hidratação, mas isso precisa ser desmistificado. Alguns óleos, como o óleo vegetal de Jojoba e o próprio esqualano, são indicados até mesmo para quem tem acne", explica Heloisa Olivan.
A hidratação é um passo indispensável na rotina de skincare, pois ajuda a manter a integridade funcional da pele, prevenindo o aparecimento de rugas, linhas de expressão e estrias - além de contribuir para uma pele saudável, iluminada e livre de infecções.
Ao contrário da crença popular, a hidratação para pele oleosa é necessária para evitar o famoso efeito rebote, em que as glândulas sebáceas passam a produzir mais óleo que o necessário para compensar o ressecamento causado pela lavagem.
"Uma pele desidratada envelhece bem mais rápido devido à falha na produção de colágeno e elastina (molécula responsável pela elasticidade), causada pela baixa produção dessas moléculas a nível celular", explica Franklin Veríssimo, especialista em medicina estética, em entrevista prévia ao Minha Vida.
Leia também: 6 opções de hidratantes faciais para pele oleosa
Existem restrições de uso?
O esqualano é um produto livre de impurezas, logo, não é tóxico ou irritante à pele. Porém, como a sensibilidade cutânea difere de pessoa para pessoa, é primordial realizar um pequeno teste de contato antes de aplicar em áreas maiores.
A cosmetologista Heloisa Olivan ainda alerta sobre a importância de avaliar a procedência do produto, priorizando sempre marcas reconhecidas e que tenham registro na Agência Nacional de Vigilância Sanitária (ANVISA).
"Produtos naturais podem ser tão ou mais tóxicos do que produtos sintéticos, a depender da seriedade e idoneidade da empresa na obtenção e processos de controle de qualidade das matérias-primas", explica a especialista.
Como incluí-lo na rotina de skincare
Um dos maiores benefícios do esqualano é que, por ser tão versátil, ele pode ser encontrado em diversos cosméticos para a pele e é compatível com outros ativos, como a vitamina C, E, retinol e ácido salicílico. Segundo Olivan, ele pode ser adicionado ao skincare a partir de:
- Limpeza facial e demaquilante cleansing oil: o óleo de esqualano, quando presente em cleansing oils, ou óleos de limpeza, age para limpar a pele e remover as impurezas, restos de maquiagem e outros produtos sem agredir a cútis. Pode ser utilizado de uma a duas vezes por semana ou sempre que precisar fazer uma limpeza mais profunda. O uso do óleo de limpeza retira facilmente pigmentos e outros resíduos, de forma muito suave, evitando irritações e sensibilidades cutâneas
- Hidratante: pode ser usado como um poderoso e eficiente hidratante para o rosto, pescoço, colo e outras áreas do corpo. Basta aplicar algumas gotinhas do óleo na região desejada com as pontinhas dos dedos, fazendo movimentos circulares e ascendentes. Pela manhã, deve ser usado antes do protetor solar. Ele também pode ser utilizado como um hidratante noturno, garantindo pela manhã uma pele macia e viçosa. O esqualano também pode ser utilizado para hidratar cotovelos, joelhos, pés e dorso das mãos, áreas normalmente negligenciadas e carentes de hidratação.
Leia mais: Rotina de skincare: o que é realmente necessário para cuidar da pele?