Redatora especialista em conteúdos de alimentação e beleza, com colaboração para as editorias de família e saúde.
*Conteúdo Patrocinado
Você tem notado novas manchas na pele, sendo elas claras ou escuras? Saiba que elas são bastante comuns, mas nem por isso devem ser deixadas de lado. É possível tratá-las e cuidar da saúde da pele pensando no futuro ao mesmo tempo.
Por isso, para saber mais sobre o assunto - com um oferecimento de Eucerin -, o Minha Vida ao Vivo recebeu a dermatologista Lília Guadanhim, que contou detalhes sobre manchas na pele e como contornar o problema, e também a consumidora Kellen Baldonari, que apresentou hiperpigmentação e passou por um tratamento bem-sucedido. Confira as principais perguntas e respostas da entrevista abaixo.
Minha Vida: Quais são os tipos de manchas mais comuns?
Dra. Lília Guadanhim: Existem as que são mais escuras que a pele e as que são mais claras. Desse modo, os quatro tipos mais comuns de manchas na pele são sardas, melanoses, hipercromias pós-inflamatórias e melasma, que acaba sendo um dos maiores motivos de preocupação para quem deseja manter os cuidados com a pele sempre em dia.
Minha Vida: Qual é a importância de utilizar filtro solar diariamente?
Dra. Lília Guadanhim: O sol é o principal causador de câncer de pele. Portanto, para evitar qualquer tipo de doença nesse sentido e cuidar da própria saúde, é preciso, sim, fazer uso do filtro solar todos os dias. Além disso, o sol também é responsável por acelerar o processo de envelhecimento da pele. Ou seja, a proteção solar não é mais um cuidado que devemos ter apenas ao estar na praia ou piscina, e sim diariamente, pensando principalmente na própria saúde no futuro.
Minha Vida: Kellen, você apresentou manchas na pele. Como era a sua relação com o protetor solar antes do tratamento contra a hiperpigmentação?
Kellen Baldonari: Eu nunca fui uma pessoa muito disciplinada com a pele. Eu me encaixei em todos os aspectos quando se falava de manchas exatamente porque não me cuidava, não colocava os cuidados com a pele na rotina e tinha preguiça. Só usava protetor solar quando ia à praia, por exemplo. Mas isso tudo mudou quando as manchas apareceram no meu rosto. Eu percebi a importância de cuidar da pele. E vou dizer: passar um protetor solar é tão simples? por isso aconselho: tente colocar na rotina, é possível.
Foi a partir do resultado que o Eucerin Anti-Pigment apresentou na minha pele que eu passei a ficar disciplinada e mudei minha maneira de pensar.
Minha Vida: É possível controlar o melasma e continuar tomando sol de vez em quando?
Dra. Lília Guadanhim: O melasma pode ser causado pelo sol, mas também pela claridade do sol e pelo calor. Ou seja, você pode sim continuar tomando sol ao estar na praia, por exemplo, mas se bronzear deve deixar de ser um hábito e não somente para quem tem melasma, mas para todos que se preocupam com a saúde e o envelhecimento da pele. Portanto, o ideal é fazer uso do filtro solar em toda e qualquer situação, principalmente as de exposição solar, sempre combinando com outras formas de proteção como sombra, chapéu e roupa.
Minha Vida: Qual é a melhor dica para tratar a pele mesmo no verão?
Dra. Lília Guadanhim: Quando falamos sobre tratar manchas na pele, o tratamento específico para esse tipo de problema pode sim causar irritação na pele, por isso ouvimos falar que devemos fazer esse tipo de tratamento durante o inverno, quando a incidência de exposição solar é menor. Portanto, o melhor caminho para tratar a pele em qualquer época do ano é consultar o seu dermatologista, pois apenas um especialista no assunto poderá indicar o tratamento ideal para cada caso e, assim, indicar também a melhor época do ano para tratar as manchas.
Minha Vida: Como o Thiamidol age diretamente na pele como clareador?
Dra. Lília Guadanhim: A grande vantagem de usar o Thiamidol é que este é um ativo clareador que não irrita a pele, sendo assim uma verdadeira revolução no tratamento das manchas na pele. Ele é responsável por inibir a tirosinase humana, que é encarregada pela biossíntese de melanina que causa as manchas na pele de fato. Ou seja, o Thiamidol é um dos ativos com melhor ação e desempenho presente hoje no mercado.