Redator de saúde e bem-estar, entusiasta de pautas sobre comportamento e colaborador na editoria de fitness.
Você sabia que, para ter uma higiene bucal completa, é necessário muito mais do que apenas escovar os dentes e utilizar fio dental? A higienização da língua é um dos passos fundamentais para ter uma boca saudável e livre de micro-organismos causadores de doenças, como a cárie.
Esse é o propósito do raspador de língua, instrumento utilizado exclusivamente para a higienização e a escovação da língua, que remove a camada esbranquiçada de resíduos alimentares, bactérias e células mortas acumuladas em sua superfície.
O que é o raspador de língua?
De acordo com Nádia Abdallah Husim Oweis, implantodontista e protesista, o raspador de língua funciona como uma escova específica para a língua, ajudando a remover a saburra lingual, conhecida como língua branca.
"A mucosa bucal, a gengiva e a língua muitas vezes são negligenciadas durante a escovação dental. Então, além da escova, fio dental e enxaguante bucal, o uso do raspador é indispensável no complemento da higiene bucal", alerta Nádia.
Benefícios do raspador de língua
Segundo a implantodontista, o raspador é um dos instrumentos fundamentais para remover a placa bacteriana, as células mortas e os resíduos que ficam alojados na superfície da língua. Por isso, o uso do raspador de língua pode trazer alguns benefícios à saúde bucal, como:
- Melhora a halitose, também conhecida como "mau hálito"
- Previne a cárie
- Previne doenças gengivais, como a gengivite
- Remove a saburra lingual ou língua branca.
Tipos de raspador de língua
Atualmente, existem três modelos principais de raspadores de língua: com cerdas, sem cerdas e com a mistura dos dois. No entanto, Nádia destaca que os raspadores com cerdas têm uma vida útil menor por conta da maior concentração de micro-organismos que se alojam entre as cerdas e, por isso, devem ser trocados com mais frequência.
O material do instrumento pode variar também. Atualmente, estão disponíveis raspadores de inox, plástico ou cobre. Porém, na hora de escolher, a especialista explica qual o modelo ideal.
"O modelo mais indicado é aquele em que o formato esteja mais adequado ao tamanho da língua e que ajude a reduzir o desconforto e as náuseas ao fazer a higienização, causando sensação de limpeza e conforto", afirma Nádia.
Como usar o raspador de língua?
Para uma higienização bucal completa com o uso do raspador de língua, siga o passo a passo detalhado desenvolvido pela implantodontista:
- Após utilizar o fio dental e escovar os dentes, enxague a boca com água para umidificar a língua
- Coloque a língua para fora e posicione o raspador o mais posterior possível, com a língua esticada
- Arraste o raspador três vezes, fazendo uma leve pressão, de trás para a frente, de forma que não cause dor
- Lave o raspador com água e sabão.
Contraindicações
De acordo com Nádia, não é recomendável utilizar o raspador de língua em casos de língua geográfica, ardência na língua, afta, lesões de herpes labial, cortes e quando a língua não estiver em sua condição normal e/ou apresentando qualquer lesão.