Redatora especialista em bem-estar, família, beleza, diversidade e cuidados com a saúde do corpo.
Pessoas e subjetivos, os valores de cada pessoa costumam englobar tudo o que mais importa na vida de alguém, tornando-se a razão pela qual ela vive, influenciando no modo como ela se comporta e até motivando-a a seguir em frente.
Cada um desses princípios pode mudar de acordo com a cultura ou ambiente em que uma pessoa vive. Entretanto, uma pesquisa realizada pela empresa Visual Capitalist agrupou os 56 principais valores que conduzem o comportamento humano global.
O estudo foi feito com a análise de mais de 500 mil questionários aplicados ao redor do mundo, em 152 idiomas diferentes. Com isso, os pesquisadores observaram que algumas motivações individuais são universais, criando uma hierarquia de valores compartilhados entre culturas.
De acordo com o levantamento, os dez principais valores encontrados na população geral foram:
- 1. Família
- 2. Relacionamentos
- 3. Segurança financeira
- 4. Pertencimento
- 5. Comunidade
- 6. Crescimento pessoal
- 7. Lealdade
- 8. Religião/Espiritualidade
- 9. Estabilidade de trabalho
- 10. Responsabilidade pessoal
Impacto dos valores no dia a dia
Princípios envolvendo ciclos sociais, como família, relacionamentos e sensação de pertencimento, se destacaram no top 10 de valores mundiais, segundo a pesquisa. Isso revela a importância da conexão com os outros no dia a dia das pessoas.
Além disso, valores envolvendo o dinheiro, como a segurança financeira e um trabalho estável, também são objetos de motivação ao redor do mundo. Esse dado, que não tem uma conotação necessariamente negativa, mostra o quanto a questão financeira está relacionada com a qualidade de vida das pessoas.
Os resultados, que variam de acordo com o continente analisado, podem ajudar pesquisadores, psicólogos, empresários, gestores e outros profissionais a entender como os indivíduos e consumidores tomam decisões, já que os valores possuem forte influência na interação das pessoas com o mundo e a forma como elas se comportam.