Redator de saúde e bem-estar, entusiasta de pautas sobre comportamento e colaborador na editoria de fitness.
A acupuntura é uma técnica tradicional chinesa muito conhecida pelo seus benefícios para a saúde. A partir do uso de pequenas agulhas, pontos específicos do nosso corpo são estimulados, equilibrando as energias e aliviando incômodo, como dores, ansiedade e estresse.
Outro benefício da técnica milenar é o auxílio na dieta e no emagrecimento. Isso é possível através do relaxamento corporal e da diminuição da ansiedade, proporcionando um processo mais tranquilo.
Marlene Yoko, médica acupunturista e sócia titular do Colégio Médico Brasileiro de Acupuntura (CMBA), explica que a técnica pode trazer esse auxílio na alimentação por meio de alguns pontos de acupuntura específicos.
"Os pontos de acupuntura escolhidos podem ter como foco a diminuição da ansiedade e o relaxamento do corpo. Mas também temos os pontos que melhoram a função digestória, como em casos de constipação crônica, e podemos selecionar pontos para retenção de líquidos também", detalha a médica.
Alimentação equilibrada
De acordo com Marlene, a ligação entre a medicina chinesa e a alimentação saudável vai muito além da acupuntura. Para ela, é uma questão de equilíbrio. "A alimentação equilibrada na medicina chinesa pode ser baseada na constituição do indivíduo, se é um tipo mais Yang ou mais Yin", afirma.
Segundo a médica acupunturista, a medicina chinesa denomina como Yang as pessoas que apresentam "sinais de calor", como um rosto mais avermelhado e agitação, e que consequentemente devem optar por uma alimentação mais refrescante e leve.
Já os indivíduos Yin têm mais "sinais de resfriamento", como rosto pálido e quietude, e geralmente consomem mais alimentos de efeito aquecedor.
Para aprimorar a alimentação, podendo ajudar o paciente a comer melhor durante o processo da dieta, a acupuntura trabalha alguns benefícios, como:
- Alívio do estresse e da ansiedade
- Redução da angústia e tensões
- Controle sobre a compulsão alimentar.
Vale lembrar que a acupuntura não interfere na queima de gordura. Por isso, antes de iniciar qualquer tratamento, é necessário consultar um nutricionista, que indicará as melhores opções durante o processo de emagrecimento.
Cuidados e hábitos após a acupuntura
Além de procurar o auxílio de um especialista, é importante seguir alguns cuidados e hábitos saudáveis para potencializar os benefícios da técnica e atingir os seus objetivos, como:
- Regular rotina de sono
- Beber mais água
- Praticar atividades físicas
- Praticar relaxamento e meditação.