Redatora especialista na cobertura de saúde, bem-estar e comportamento.
Ainda existem muitas dúvidas sobre o uso (correto e incorreto) das terminologias que se referem a identidade de gênero, que pode ser definida como a maneira como cada um se relaciona com o seu próprio gênero.
O primeiro passo para evitar equívocos que possam colaborar para o preconceito contra os grupos de pessoas não cisgênero, principalmente contra pessoas trans, é entender quem são elas, como elas expressam suas identidades e qual é o seu papel social no mundo.
Para isso, o Manual de Comunicação LGBTI+, preparado pela Aliança Nacional LGBTI e Rede Pela Igualdade de Direitos Gay Latino, reuniu uma lista de terminologias que ajudam a compreender melhor quem são as pessoas trans, travestis e drag queens.
O documento também mostra que, apesar da confusão, esses indivíduos não são iguais e que cada uma dessas identidades de gênero possuem características muito particulares. Entenda melhor a seguir:
Pessoa trans
Transexuais são pessoas cujo gênero que se identificam não é o mesmo de seu sexo biológico (termo usado para designar a composição biológica de sua genitália, hormônios e demais características, segundo o Manual). Nesse grupo, entram mulheres trans, homens trans e travestis.
Algumas dessas pessoas realizam procedimentos para adequar a identidade de gênero ao aspecto físico, como a terapia hormonal ou mesmo a redesignação sexual. E também existem aqueles que não realizam procedimento algum.
Travesti
Travesti é uma construção de gênero ligada à identidade de gênero feminina e oposta ao sexo biológico da pessoa. Ainda que o termo seja usado para designar uma pessoa trans, travestis não são, necessariamente, mulheres trans.
Isso porque, via de regra, travestis não se identificam nem como homens, nem como mulheres, segundo a pesquisadora Sávina Sanara Silva, no artigo "Impactos da Transfobia na Exclusão de Transgêneros e Travestis", da Universidade Federal do Ceará.
Entretanto, há indivíduos que se autodenominam "mulheres travestis" como uma maneira de reforçar para a sociedade sua identidade feminina.
Assim como mulheres e homens trans, há grupos de travestis que também realizam procedimentos voltados ao uso de hormônios, colocação de implantes e demais cirurgias plásticas. Mas, novamente, isso não é uma regra e varia de pessoa para pessoa.
Drag queen
Por fim, drag queen é o homem que usa roupas femininas para fins profissionais - seja para a realização de shows, eventos, entre outros usos, conforme explica o Manual. Essa relação com os trajes está ligada a questões artísticas e é uma forma de expressar o gênero feminino de sua personalidade.