Redatora especialista em bem-estar, família, beleza, diversidade e cuidados com a saúde do corpo.
Apesar de muitas pessoas serem adeptas ao skincare, compartilhando uma série de dicas sobre rotinas de cuidados, nem todos os produtos indicados funcionam para todos os tipos de pele.
Além dos componentes, que variam de acordo com o propósito de cada cosmético ou dermocosmético - como clarear a pele ou deixá-la mais firme, por exemplo - o formato em que o item é produzido também interfere no resultado final.
De acordo com o médico André Braz, membro da Sociedade Brasileira de Dermatologia, a melhor opção dependerá da saúde da pele. Assim, o veículo, seja ele mais leve ou cremoso, deve ser adequado para cada perfil. "As opções, por exemplo, para limpeza diária podem variar de acordo com o tipo de pele e necessidade de cada paciente", conta.
Óleo
A textura de cada produto irá provocar um efeito distinto. "Para cada tipo de pele há uma rotina de skincare adequada", diz André.
O especialista explica que produtos à base de óleo, por exemplo, devem ser evitados por pacientes com pele oleosa ou acneica. "Normalmente, indico água micelar para quem tem pele oleosa ou mista, e óleo demaquilante para quem tem pele normal ou seca".
Ainda segundo o dermatologista, os óleos demaquilantes, também chamados de cleansing oils, são indicados para a remoção de maquiagens pesadas, com muitas camadas ou à prova d'água - ótimo para peles secas e sensíveis.
"Também pode ser usado em peles oleosas, caso, em seguida, seja utilizada uma loção micelar ou sabonete para pele oleosa", orienta André.
Creme e gel
A dermatologista Fabiana Seidl conta que produtos em textura cremosa são indicados para peles secas, enquanto gel creme e sérum são ideais para peles oleosas ou mistas.
Entretanto, os especialistas alertam que, antes de iniciar uma rotina de skincare, é importante consultar um profissional para que a necessidade de cada pele seja analisada com cuidado.
"Antes de prescrever qualquer produto, não apenas óleos, é fundamental a anamnese (análise médica) feita no paciente. Além de observar o tipo e necessidade de cada pele, é importante checar se o paciente tem alergia a alguma substância", diz Fabiana.