Nutricionista formada pelo Centro Universitário São Camilo, em 2009.Já em 2010 realizou pós-graduação em Terapia Nutrici...
iRedatora especialista em família e bem-estar, com colaboração para as editorias de beleza e alimentação.
A baunilha é uma especiaria bastante popular na culinária, especialmente quando se trata do preparo de doces e de sobremesas, em que ela aparece muitas vezes como um dos ingredientes essenciais.
Contudo, você já deve ter se deparado pelo menos alguma vez com um dos termos: extrato de baunilha e essência de baunilha. Mas, afinal, qual a diferença entre os dois?
Com benefícios que vão desde redução nos níveis de colesterol até ação antioxidante, entenda quando usar o extrato e a essência de baunilha e quais as características de cada um.
Extrato de baunilha ou essência de baunilha?
O extrato de baunilha é feito por meio da imersão da fava de baunilha em bebida alcóolica. Já a essência de baunilha é artificial, tendo como base diversos compostos químicos aromatizantes, parecidos com a baunilha, conforme explica Débora Palos, especialista em Terapia Nutricional e nutricionista da Clínica Dra. Maria Fernanda Barca.
O preparo do extrato de baunilha é mais trabalhoso por levar pelo menos seis meses para que o álcool consiga extrair todo o sabor. A essência de baunilha, normalmente com sabor mais suave, serve apenas para aromatizar ou harmonizar uma receita, além de ter um custo menor que o extrato.
Quando se fala em propriedades nutricionais, Débora Palos revela que o extrato de baunilha pode ser considerado mais saudável que a essência, já que se trata de um produto natural. "É a melhor opção para incluir nos pratos, pois possui nutrientes com propriedades benéficas para o organismo", adiciona a nutricionista.
Benefícios do extrato de baunilha
Conforme explica Débora Palos, a essência de baunilha não possui muitas propriedades, já que é um produto artificial e industrializado. Já a baunilha proporciona diversos benefícios para a saúde, entre eles:
- É uma boa fonte de nutrientes (vitaminas do complexo B, niacina, tiamina e ácido pantotênico) que ajudam na manutenção da saúde do cabelo e da pele;
- Ajuda na melhora da acne por ter efeito antibacteriano;
- Possui ação antioxidante, ajudando a prevenir o envelhecimento;
- Auxilia no tratamento da ansiedade e do estresse, pois seu cheiro impacta diretamente no cérebro e induz a calma;
- Pode auxiliar na redução do peso por ajudar na supressão do apetite;
- Ajuda a reduzir os níveis de colesterol.
Quando usar o extrato de baunilha e a essência de baunilha?
"O extrato de baunilha pode ser utilizado em bolos, pudins e em qualquer receita que pede baunilha", explica Débora Palos. Contudo, a nutricionista acrescenta que é necessário adicionar uma quantidade maior para dar mais sabor.
Já a essência de baunilha é muito usada em bebidas e cosméticos, uma vez que possui um custo muito menor. Também é possível encontrar o produto em sorvetes, bebidas lácteas, cremes hidratantes e em preparações doces e salgadas com a função de aromatizar.